Herança Dilma: Reajustes salariais ficam abaixo da inflação

Acompanhe - 24/05/2016

Inflacao Foto Marcelo Camargo - ABrMais da metade dos reajustes salariais dos brasileiros ficaram abaixo da inflação no mês de abril. A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas aponta que 51% das negociações salariais resultaram em aumentos que não atingiram a inflação do período. No mesmo mês do ano passado, essa porcentagem representava 32% do total, num reflexo a crise econômica imposta ao país pelo governo de Dilma Rousseff.

A pesquisa também detectou uma queda de 1,1% na mediana do piso salarial no mês passado. Os estados de Roraima, Espírito Santo e Amazonas apresentam os índices mais baixos de reajuste.

Para o economista e deputado federal Giuseppe Vecci (PSDB-GO), a situação é inevitável diante da grave recessão enfrentada pelo Brasil.

“Geralmente, nas economias mais desenvolvidas, quando você tem depressão, não tem inflação alta. Mas não é o que ocorre no Brasil. Nós estamos vivendo um momento de crescimento negativo, 3 e 3,5% e inflação ainda razoável. Então, isso faz com que os acordos entre patrões e empregados da iniciativa privada e as empresas estejam tendo uma receita menor. Com redução de vendas, é normal a redução do ímpeto de salário e hajam acordos menores do que a inflação.”

De acordo com o relatório da instituição, a folha salarial caiu de R$ 103 bilhões em fevereiro de 2015 para R$ 96 bilhões no mesmo mês deste ano. O deputado Giuseppe Vecci alerta que o quadro só deve mudar com a entrada de novos investimentos para o país.

“Nós só vamos alterar esse quadro se nós alavancarmos investimentos, tivermos maior capacidade de geração de emprego, maior capacidade de consumo e retomar o processo de crescimento do país”, afirmou o tucano.

X
24/05/2016