Imbassahy trabalha para aprovar PL que torna obrigatória transferência de recursos para segurança
Os elevados números da violência, que atingem em cheio as regiões Norte e Nordeste do país, levaram o deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB-BA) a criticar a falta de investimentos em segurança pública, por parte do governo federal. Imbassahy lembra que, nos últimos dez anos, o governo do PT tem contingenciado os recursos que deveriam ser transferidos para estados e municípios empregarem em segurança pública.
“Sem a aplicação de verbas as regiões mais pobres são as que mais sofrem. Temos visto reiteradas vezes, no noticiário, que o Norte e o Nordeste são os que mais padecem com a escalada da criminalidade. Respondem por 52% dos homicídios em todo país. E a Bahia é o estado com o maior índice de homicídio: 36 para 100 mil habitantes. Os números são inaceitáveis”, reclama.
O deputado tucano diz que enquanto o governo do PT mantém essa política de omissão, que chega a ser criminosa, ele está trabalhando para agilizar a tramitação no Congresso de um projeto de lei de autoria do senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, que torna obrigatória a transferência de recursos do governo federal para os estados e municípios na área de segurança pública.
Conforme afirmou o senador Aécio Neves, ano passado, o Fundo Nacional de Segurança, aprovado pelo Congresso, não teve sequer 30% do seu volume aprovado executado. O Fundo Penitenciário não teve executado sequer 10%.
“Não dá mais para permitir que o governo continue a negligenciar com a segurança da população. São vidas que se perdem por falta de investimentos em segurança”, declarou Imbassahy.