Imprensa repercute “apagão” promovido pelo governo do PT na Agência Minas

Acompanhe - 22/10/2015

fernando-pimentel_-foto_-antonio-cruz_-agencia-brasil_-29-06-2011201106290001Vários veículos de imprensa – sobretudo nacionais, como o jornal Folha de S.Paulo e a revista Época – repercutiram o fato do governo de Fernando Pimentel, do PT, ter apagado todas as informações da Agência Minas, o portal de notícias oficial do Estado, postadas entre 2003 e 2014 durante as gestões de Aécio Neves e Antonio Anastasia, do PSDB, e de Alberto Pinto Coelho, do PP. Ali, estavam postados milhares de notícias, gráficos, fotos, áudios e vídeos postados, com informações de utilidade pública e também de ações e programas governamentais.

No afã de esconder legados das administrações anteriores, os petistas desprezaram o fato de que as informações postadas na Agência Minas pertencem ao Estado e ao povo de Minas Gerais, até porque foram produzidas com recursos públicos. Na nova versão da Agência Minas, que entrou no ar na última quarta-feira (21/10) só é possível encontrar notícias postadas a partir de janeiro de 2015, quando Pimentel tomou posse. Ou seja: Para os petistas de Minas, o Estado começou a existir nesta data.

O “apagão” promovido pelo governo petista e denunciando pelo PSDB-MG, causou no mínimo estranhamento. “Como em um passe de mágica, todo o conteúdo (da Agência Minas) anterior à atual gestão desapareceu, como se não houvesse passado. Mudar é sempre bom, até para atualizar a linguagem e dar a nova cara do governo, mas a história continua”, sintetizou bem o colunista Orion Teixeira, em sua coluna desta quarta-feira (22/10) no jornal HOJE EM DIA.

Após a repercussão nacional do caso, o governo petista divulgou nota à imprensa com desculpas pouco críveis para o “apagão” promovido no portal de notícias oficial. “A nota (do governo de Minas) não explica por que as informações foram apagadas do portal Agência Minas Gerais”, concluiu o jornalista Murilo Ramos em matéria sobre assunto postada em sua coluna no portal da revista ÉPOCA.

Para o presidente do PSDB-MG, deputado federal Domingos Sávio, esta é mais uma tentativa de desconstrução das gestões do PSDB por parte do governo do petista Fernando Pimentel que, desde seu início. “O PT está fazendo de tudo para apagar da memória dos mineiros os importantes avanços alcançados durante as gestões tucanas em todas as áreas e nas várias regiões do Estado. A exclusão de informações postadas pelas administrações anteriores no portal oficial de notícias é apenas mais uma ação neste sentido”, afirma Domingos Sávio. “Eles podem até deletar as informações no portal, mas nunca vão conseguir apagar da memória de da vida dos mineiros as inúmeros realizações de Aécio e Anastasia”.

X
22/10/2015