Infraestrutura: ferrovia Oeste-Leste terá atraso de cinco anos
A obra, que teve início em 2010, com conclusão prevista para 2013, provavelmente estará pronta apenas em 2018, ou seja, daqui a exatos cinco anos.
As informações são do jornal “O Estado de S.Paulo”, que publicou matéria sobre o assunto nesta quinta (22).
Segundo a apuração, com seu cronograma original completamente comprometido, a Fiol viu seu orçamento estourar em nada menos que R$ 2,2 bilhões. O custo inicial da ferrovia baiana, que foi estimada em R$ 4,3 bilhões, agora já chega a R$ 6,5 bilhões.
O jornal informa que, na tentativa de dar uma resposta e acalmar os ânimos de deputados durante audiência na Câmara, nesta quarta-feira (21), o presidente da estatal federal Valec, Mário Rodrigues Júnior, disse que, até o primeiro trimestre de 2018, deverá ser entregue um trecho total de 1 mil km da ferrovia, ligando as cidades de Barreiras, no oeste baiano, a Caetité e, finalmente, a Ilhéus, no litoral do Estado.
Metade desse trecho, segundo Rodrigues, tem possibilidade de ser concluído no segundo semestre de 2017.
Ainda conforme a reportagem, a situação de um trecho adicional do projeto, um traçado de 500 km previsto para ligar a Fiol à Ferrovia Norte-Sul, a partir de Figueirópolis, no Tocantins, não é melhor.
Sobre essa malha, não há sequer licenciamento ambiental ou traçado definitivo. Na prática, não há nada em execução nesta ponta da Fiol. Quanto ao outro extremo da linha, onde espera-se a conclusão do chamado “Porto Sul”, também não há mais um cronograma definido.