Jaboatão dos Guararapes abrirá oportunidade para reeducandos do programa de ressocialização
A prefeitura de Jaboatão dos Guararapes assinou convênio com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado, nesta terça-feira (31), visando possibilitar a contratação de 100 reeducandos do sistema prisional, em regime aberto, para desenvolver atividades no município. Dentro do processo de ressocialização de apenados, o convênio, além de reduzir custos, tem o objetivo de gerar oportunidades para os penitenciários, ajudando sua reinserção na sociedade.
Para a assinatura do convênio, o prefeito Elias Gomes recebeu, em seu gabinete, no Palácio do Batalha, em Prazeres, o secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico. Os dois destacaram a importância social do convênio. “Trabalhar a ressocialização, procurando reduzir a reincidência de pessoas que se envolveram com atividades delituosas e querem ter uma nova oportunidade, é um dos pontos que trarão efeitos favoráveis para toda a população”, disse Pedro Eurico. “Quebrar os velhos conceitos, romper paradigmas e mostrar que a solução para enfrentar a violência talvez seja a inversão da prática adotada usualmente. É necessário pensar na prevenção, sem deixar de lado a repressão. É fundamental punir, mas também apresentar uma saída que não seja voltar ao mundo da criminalidade”, afirmou Elias.
A secretária Executiva de Direitos Humanos, Política sobre Drogas e Juventude de Jaboatão, Ana Selma dos Santos, explicou que os 100 reeducandos (10% serão mulheres) ganharão uma bolsa e desenvolverão atividades como limpeza de ruas e praças no município. Nesta quinta-feira (2), uma reunião de trabalho entre secretarias municipais de Jaboatão e a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado definirá os detalhes operacionais do convênio. “O foco principal é contribuir para devolver essas pessoas à sociedade, fazer com que elas tenham uma nova oportunidade”, disse Ana Selma, destacando que os reeducandos beneficiados serão jaboatanenses.
O secretário estadual Pedro Eurico destacou ainda que, em 2015, Pernambuco tinha cerca de 250 presidiários em atividades. Para este ano, informou que a meta do processo de ressocialização é chegar a 800.
*Do portal da prefeitura de Jaboatão dos Guararapes