Jovem da oposição venezuelana abordará democracia em encontro do PSDB
Brasília – O secretário para a juventude da Fundação Justiça e Democracia -entidade venezuelana de oposição ao presidente Hugo Chávez -, Juan Carlos Martínez, será um dos palestrantes do Congresso da Juventude da Social Democracia. Ele falará da situação política em seu país e mostrará como está a busca pelo fortalecimento da democracia na Venezuela.
“A situação na Venezuela faz com que famílias se dividam, parentes deixem de se falar. Não podemos permitir isso. Temos sempre que lembrar o fato de todos sermos latino-americanos, de termos objetivos em comum”, declarou. Martínez, que participará do evento que se realizará em Goiânia , entre sexta-feira (16) e sábado (17).
[related-posts]
Ele acrescentou que em sua exposição buscará ressaltar aos futuros líderes políticos e militantes jovens que eles devem se empenhar por alcançar a unidade.
O representante para a Fundação Justiça e Democracia falará ao público no primeiro dia de debates, quando terá a companhia do consultor dos Estados Unidos Collin Jergens e do deputado de Portugal Duarte Marques.
Fluxo de informações
Se por um lado Martínez passará suas experiências para os jovens brasileiros, por outro ele quer conhecer mais detalhes da transformação que a política daqui viveu a partir da década de 1990. “O Brasil, com o governo de Fernando Henrique Cardoso, conseguiu sair de uma situação de crise e se transformar numa referência. É isso que esperamos para a Venezuela”, declarou.
Para ele, seu país não vive uma condição democrática. A supressão se dá com a repressão nos centros urbanos e até a propagação de mentiras em regiões rurais. “Criou-se um temor no país. Trabalhadores rurais são informados de que, se fizerem oposição ao governo, deixarão de receber insumos vitais para o seu dia-a-dia. Não é algo aceitável”, disse.
E é apenas com a união dos venezuelanos – e dos latinos como um todo – que tal quadro pode ser modificado. Martínez espera ver a juventude à frente da busca pela democracia. Para ele, os jovens têm função vital no processo.
Programação
O Congresso Nacional da Juventude Social Democrata será realizado nesta sexta-feira (16) e sábado (17), em Goiânia, no Parque de Exposições da cidade (Rua 250, s/n, Setor Vila Nova).