Juventude do PSDB-DF realiza seminário para debater futuro do DF

Evento reuniu quase 200 jovens tucanos, no último sábado (10)

Acompanhe - 12/08/2013

DSC00072No último sábado (10), pela manhã, na sede da Associação Comercial do Distrito Federal – ACDF, diversos jovens universitários e membros da Juventude do PSDB-DF fizeram o lançamento do Brasília+45. O projeto leva esse nome em alusão ao centenário do aniversário do DF, pois em 21 de abril de 2015 a capital fará 55 anos, faltando 45 anos para o centenário.

Quase 200 jovens estiveram no local para debater e conhecer mais sobre propostas para um futuro melhor.

Entre os palestrantes , o presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, que destacou a importância da integração da região conhecida como entorno de Brasília por meio da criação de uma região metropolitana no Distrito Federal, pois só assim o DF teria um futuro de mais qualidade.

Já o deputado federal Izalci (PSDB-DF) destacou a relevância da educação como única forma de garantir um futuro melhor. Izalci disse que a juventude tem sido pioneira em propor esse debate, pois diversas outras entidade começaram a fazer isso após o lançamento do projeto dele em 2010, que visava justamente propor um debate e ações para garantias de um futuro sustentável e melhor no Distrito Federal. O parlamentar colocou ainda a importância da implementação imediata do parque tecnológico do Distrito Federal que está parado, como forma de melhorias de emprego, educação e desenvolvimento para o futuro do DF. Enfatizou a educação integral como forma de livrar os jovens das drogas e do trabalho infantil.

A doutora em Meio Ambiente, Cristiane Soares, ressaltou a importância em defender os mananciais de agua do DF e a conservação adequada dos resíduos sólidos. Destacou que antes o DF tinha o 2º maior lixão da América Latina, hoje temos o primeiro na cidade Estrutural, onde vivem mais de duas mil famílias em função disso. Cristiane disse que para garantir um futuro sustentável do DF requer atitudes hoje em defesa do meio ambiente tão ameaçado com a ocupação do solo no DF pela expansão imobiliária.

Sobre o que é o projeto e mobilidade urbana, coube aos dois jovens militantes do PSDB a explicação. João Pedro Gurgulino, estudante de engenharia civil destacou a importância da integração dos meios de transportes do DF, como fundamental para melhorar de forma imediata. A ampliação do metrô até à Asa Norte, a criação dos VLTs das W3 também são obras emergências para melhorias no centro de Brasília. João comparou ainda o sistema de transporte do Distrito Federal com os de outros país e até do Brasil, como São Paulo, mostrando assim a precariedade em que se encontra o sistema.

Já Fernando Lessa, coordenador do projeto, destacou que faz mais de um ano que começou o debate de se propor melhorias de fatos para o DF, não mais adotando medidas paliativas nas áreas de educação, emprego, mobilidade urbana e principalmente para as políticas públicas dos jovens.

Meta – Ele comentou que, de agora em diante, a meta do projeto é ir a todas as cidades e após ouvir as reinvindicações dos moradores propor mudanças e ensina-los a exigir melhores condições do governo. Após todo esse trabalho entre sociedade, sociedade civil e especialistas pretende-se lançar em 21 de abril de 2015, quando Brasília fará 55 anos, 45 diretrizes sobre como deve ser os programas do governo para o planejamento da Capital do país, garantindo assim desenvolvimento sustentável e qualidade de vida. Em alusão que Brasília faz aniversário no mesmo dia que Roma. Fernando disse ainda que “temos que garantir que essa bela cidade consiga seu lugar na história como a mais bela de sua época, não bela apenas pela arquitetura ou arte, mas bela por funcionalidade. Pois o que é uma cidade que não os homens, mulheres e crianças que nela vivem, e queremos isso que todos um dia olhem uns para os outros e digam: temos a cidade que sempre sonhamos.”

O representante da ACDF, Rafael Mazzaro, destacou a importância dos jovens no mercado de trabalho como força motriz da economia do DF. Disse que quem gera emprega não tem recebido a devida atenção por parte do governo com tamanha carga tributária e falta de incentivos.

O Presidente da JPSDB-DF, Horácio Lessa, agradeceu a presença de todos e garantiu que foi dado o ponta pé inicial sobre que futuro queremos para o DF. Horácio observou ainda que hoje o projeto conta com 45 membros, entre eles, Pedro Pimenta da Veiga, filho do ex-ministro da gestão FHC, e diversos jovens do DF. “Temos muita capacidade para levantar o debate”, concluiu.

Temas relacionados:

X
12/08/2013