Lançamento da biografia de Dante de Oliveira, em Cuiabá

Acompanhe - 20/03/2013

Ex-governador e ministro Dante de Oliveira
Ex-governador e ministro Dante de Oliveira
Brasília – Nesta quinta-feira (21) ocorre o lançamento do livro “Dante de Oliveira, o homem das Diretas Já!”, no auditório Deputado Milton Figueiredo, na sede da Assembleia Legislativa de Cuiabá. Escrito pelo professor da Universidade de Brasília (UnB) e cientista político Paulo Kramer, a obra faz parte da coleção “Perfis Parlamentares” da Câmara. Traz uma coletânea de discursos e conta um pouco da história de Dante, parlamentar conhecido pela proposição da emenda constitucional nº5, que tratava das eleições diretas para presidente da República e resultou no grande movimento das Diretas Já.

O evento contará com a presença de diversas autoridades do estado, além do presidente do Instituto Dante de Oliveira, o vereador Leonardo de Oliveira, e da presidente nacional do PSDB Mulher Thelma de Oliveira, viúva do homenageado. Para a tucana, a publicação reflete o sentimento de toda uma geração. “Um dos movimentos mais fortes, se não o maior movimento popular que o Brasil já teve, foi o das Diretas Já. O livro vem nesse sentido: resgatar esse momento de redemocratização no Brasil que teve um sentimento de participação muito forte de toda a população e que permitiu toda a base da reconstrução da democracia no nosso país”, afirma.

Memória – Dante Martins de Oliveira nasceu em Cuiabá (MT), em fevereiro de 1952. Tornou-se conhecido nacionalmente pela autoria da emenda constitucional nº 5, em 02 de março de 1983, que propunha o estabelecimento de eleições diretas para a Presidência da República. O movimento resultou na campanha das “Diretas Já”. Além de deputado federal, foi prefeito da capital, governador e ministro da Reforma Agrária. Filiou-se ao PSDB em 1994 e faleceu em 2006, vítima de uma pneumonia.

Serviço:
Lançamento da biografia “Dante de Oliveira, o homem das Diretas Já!”, de Paulo Kramer
Data: 21 de março
Horário: 10h
Local: Auditório Deputado Milton Figueiredo – Assembleia Legislativa de Cuiabá (MT)

X
20/03/2013