“Lula está com medo do Moro”, diz Izalci Lucas sobre tentativa de manter investigações no STF
A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenta evitar a todo custo que as investigações contra ele caiam nas mãos do juiz Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato na primeira instância da Justiça Federal. Nesta quarta-feira (15), os advogados do ex-presidente recorreram para tentar manter no Supremo Tribunal Federal (STF) as apurações contra o petista.
O ministro do STF, Teori Zavascki, determinou que a maior parte das investigações envolvendo o ex-presidente que tramitavam no tribunal (16 procedimentos) seja devolvida a Moro. Com isso, o juiz paranaense poderá retomar as apurações sobre a suposta ligação de Lula com empreiteiras investigadas pela Lava Jato, o uso do sítio de Atibaia (SP) e a compra do tríplex em Guarujá (SP).
Para o deputado federal Izalci Lucas (PSDB-DF), a atitude de recorrer faz parte de artifícios jurídicos usados pelos advogados de Lula para adiar o desfecho dos casos envolvendo o petista. “Eles querem ganhar tempo e evitar um julgamento imediato. Lula sabe que não tem mais foro privilegiado, então, não cabe mais ao Supremo decidir essas questões. Não tem sentido nenhum esse recurso a não ser questões protelatórias”, afirmou.
O tucano acredita que Lula está com “muito medo do Moro”. “Ele sabe que o Moro tomará as medidas em cima do processo, em cima das provas. Eles vão fazer de tudo para atrasar o máximo possível o final das investigações. Esse é o objetivo da defesa, atrapalhar. Isso que eles estão fazendo pode agravar ainda mais a situação de Lula, porque é considerado obstrução da Justiça”, concluiu.