Maria Helena Guimarães de Castro é anunciada como secretária-executiva do MEC

Acompanhe - 13/05/2016

mariahelenaguimaraesO novo ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), anunciou, nesta sexta-feira (13), o nome de Maria Helena Guimarães de Castro para o cargo de secretária-executiva da pasta. Ela já havia ocupado a função em 2002, durante o governo do tucano Fernando Henrique Cardoso, quando Paulo Renato era o responsável pelo ministério.

Socióloga especialista em Educação e mestre em Ciência Política pela Unicamp, na qual é professora aposentada e atua como pesquisadora, Maria Helena também foi presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) entre 1995 e 2001.

A nova “número dois” da educação também foi secretária de Estado de Educação de São Paulo. No governo paulista, ela ainda foi secretária das pastas de Assistência e Desenvolvimento Social e Ciência e Tecnologia, além de ser ex-diretora-executiva da Fundação SEADE. Maria Helena participa de conselhos de entidades ligadas à educação, como a Todos pela Educação, e é membro da Academia Brasileira de Educação desde 2005.

Nas eleições presidenciais de 2014, a socióloga fez parte da equipe que formulou o programa de governo do presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, sendo responsável pelas políticas na área de educação.

Temas relacionados:



X
13/05/2016