Meio Ambiente debaterá energia nuclear
Deputado Ricardo Tripoli aprova requerimento para realização de audiência pública
Deputado Ricardo Tripoli aprova requerimento para realização de audiência pública
Brasília (16 de março de 2011) – A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara aprovou requerimento do deputado Ricardo Tripoli (SP) para a realização de audiência pública sobre as fontes de energia no país e esclarecimentos sobre a utilização de energia nuclear em território nacional.
Na avaliação do parlamentar, diante da recente catástrofe ocorrida no Japão, é necessário debater, além da utilização energia nuclear, as demais fontes energéticas disponíveis e compatíveis com as condições ambientais do Brasil. A intenção de Tripoli é discutir a capacidade de geração, com segurança, frente à demanda.
No requerimento, ele lembra que já há um cronograma do Ministério de Minas e Energia para a construção de mais quatro usinas no Brasil nos próximos 19 anos. Segundo o deputado, por mais bem preparado que esteja um país e por melhor orientada seja sua população, é limitada a capacidade humana para conter os efeitos dos desastres naturais e nucleares.
“O acidente de Fukushima, que pode se repetir em outras centrais nucleares pelo mundo, provoca dúvidas sobre o nível de segurança das usinas nucleares e estimula o debate sobre a necessidade de usar energia nuclear”. Tripoli defende maiores investimentos em fontes alternativas, como eólica e solar,
Serão convidados, entre outros, o presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear, Odair Gonçalves; o Professor Luiz Pinguelli Rosa, mestre em engenharia nuclear e doutor em física; Fabio Feldmann, ex-deputado e consultor ambiental, além dos presidentes da Secretaria Nacional da Defesa Civil e da estatal Eletrobrás-Furnas.
Fonte: Assessoria do deputado.