Deputado Miguel Haddad diz que CPI do BNDES foi “amputada”
Para o líder da oposição, Comissão foi impedida de convocar Lula, suspeito de ter se beneficiado com empréstimos concedidos pelo banco

“A CPI, na verdade, foi amputada, não se permitiu que a comissão ouvisse os principais suspeitos como é o caso de Lula e dos diretores da JBS”, denunciou o líder.
Segundo Miguel Haddad, as denúncias de corrupção no BNDES estão baseadas principalmente nas delações de Dalton Avancini, ex-presidente da Camargo, e José Carlos Bumlai, amigo de Lula e envolvido na Operação Lava Jato, que deixaram claro a prática de tráficos de influência para a liberação de empréstimo feita pelo banco.
O deputado explicou que o financiamento subsidiado para empresas direcionadas foi “a forma de o ex-presidente levar dinheiro barato, dinheiro do povo, e que inclusive aumentou a dívida pública brasileira”.
O líder lembrou ainda que, de 2008 a 2014, o BNDES destinou mais de R$ 500 bilhões em empréstimos a empresas, valor equivalente a 10% do PIB brasileiro. Ou 21% dos recursos para financiamentos no país. “Além disso, o banco captou dinheiro no mercado a juros bem maiores do que aquele que emprestou a pessoas indicadas por Lula e, no final, quem pagou a conta foi a população brasileira”, protestou Miguel Haddad.