MS: Governo aumenta em 30% repasse para Fundo de Investimento Social

Acompanhe - 24/08/2015

IMG_8047Campo Grande (MS) – Para melhorar a qualidade dos atendimentos na área social, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), aumenta o repasse do Fundo de Investimento Social (FIS) aos 79 municípios, na ordem de 30%, passando do valor de R$ 20 milhões para R$ 26 milhões. O governador Reinaldo Azambuja e a vice-governadora e secretária da Sedhast, Rose Modesto, assinam o termo amanhã (25), às 19 horas, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo. Na ocasião, haverá a entrega do prêmio “Mérito Dona Maria Bezerra”, em comemoração aos 10 anos do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Esse aumento vai impactar diretamente a qualidade dos serviços na política da Assistência Social, principalmente na construção e manutenção de espaços físicos, adequação de acessibilidade, aquisição de veículos, capacitação de equipe técnica, e demais ações que beneficiem diretamente à população do município.
O superintendente da Política de Assistência Social da Sedhast, Sérgio Wanderly, reforçou o empenho da vice-governadora e secretária da pasta, Rose Modesto, que na primeira reunião com gestores municipais fez o compromisso de incrementar o repasse dos recursos do FIS. “A vice-governadora assumiu a bandeira da luta dos gestores e se empenhou para que ainda neste ano fosse implementado mais recursos aos municípios, sendo este também, compromisso do governador Reinaldo Azambuja, valorizando cada vez mais o cidadão sul-mato-grossense”, assegurou Sérgio.

Nesses 10 anos, a maior conquista segundo os gestores, foi a efetivação do Sistema Único de Assistência Social em Mato Grosso do Sul. Foi um período de consolidação da política como um direito do cidadão, rompendo com o assistencialismo e a fragmentação das ações, para promover o acesso a benefícios, programas, projetos e serviços socioassistenciais de proteção social básica e especial. Isso garantiu de fato, o direito da população que se encontra em vulnerabilidade social.

Dez anos de Suas

Na mesma noite de assinatura de ampliação do FIS, a Sedhast entrega o prêmio “Mérito Dona Maria Bezerra” em comemoração aos 10 anos do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A premiação consiste em homenagear usuários, trabalhadores e personalidades que atuam no desenvolvimento, ou que tiveram a vida transformada mediante acesso aos direitos socioassistenciais, assegurados por essa política pública em Mato Grosso do Sul. O prêmio é organizado em três categorias: Cidadão, Trabalhador e Usuário.

Os critérios para a escolha dos premiados foram o reconhecimento do espírito de luta pelo Sistema Único de Assistência Social, a legítima participação e transformação de vida (no caso de usuários do Suas) e o destaque pela responsabilidade empreendedora e transformadora (enquanto trabalhadores do Suas e Persona Suas).

Na ocasião, serão ainda concedidas homenagens a vinte e nove personalidades de referência na construção do Suas em MS, no período compreendido entre 2005 e 2015.

Temas relacionados:

X
24/08/2015