Na contramão da crise, Zenaldo inaugura nova Unidade de Saúde em Belém

Saúde - 18/05/2016

CreateThumbnail (5)O dia começou cheio de boas novas para as famílias do bairro da Cremação, em Belém, com a inauguração da nova Unidade Municipal de Saúde (UMS), que vai atender cerca de 8.690 pessoas por mês. A cerimônia de entrega ocorreu na manhã desta terça-feira, 17, com a presença do prefeito Zenaldo Coutinho.

Um prédio novo, totalmente adaptado para pessoas com necessidades especiais e estrutura completa para a prestação dos serviços da atenção básica, com qualidade e humanização. Esta é a nova UMS da Cremação que, após 60 anos, ganhou um novo endereço para atender às famílias com mais qualidade nos serviços.

Para a dona de casa Nazaré do Socorro Sodré, moradora do bairro da Cremação, a grande movimentação na Unidade de Saúde foi a notícia e ela não queria perder a chance de conhecer o local. “Vim para ver se já estavam marcando consultas, estou ansiosa para ser atendida aqui, porque já soube dos novos serviços e eu não quero perder a oportunidade”, declarou.

Já a funcionária Nelcy Magalhães, que há quase 30 anos trabalha na UMS Cremação, estava surpresa com o novo local de trabalho, que agora funcionará na Rua dos Pariquis. “Aqui é tudo maravilhoso, bem estruturado, salas novas e com espaço suficiente para prestarmos um bom atendimento às pessoas”, disse a assistente administrativa. De acordo com ela, “somente nesta gestão é que o trabalho foi ganhando uma nova metodologia, com o uso de computadores e a capacitação de funcionários, pois antes, tudo era feito à mão. Sou grata por fazer parte de um local onde iremos prestar um serviço com maior qualidade à população”, destacou.

A Unidade da Cremação conta com 44 servidores que atuam nos atendimentos médico e odontológico; enfermagem; nutrição; psicologia; aplicação de injeção; nebulização; vigilância epidemiológica de doenças transmissíveis; além dos novos serviços como curativos, exames PCCU, teste do pezinho, ampliação da sala de vacinas; entre outros.

A gerente da Unidade, Liliana Castro Conde, explica que o novo prédio vai atender as necessidades das famílias não somente do bairro da Cremação, mas também, dos bairros adjacentes. “Nosso serviço foi ampliado em cerca de 40% na capacidade de atendimento, o que o antigo endereço não suportaria. Após 60 anos o local já estava inadequado, agora o prefeito Zenaldo Coutinho está nos dando este presente, que representa um ganho para a população e para nós, que vivenciamos essa rotina na área da saúde”, declara Liliana.

Na contramão da crise – Durante a cerimônia de inauguração, o secretário municipal de Saúde, Sérgio Amorim, enfatizou o empenho da prefeitura em estar entregando uma Unidade de Saúde, no atual cenário econômico do país. “Este é um desafio para a gestão, e demonstra o trabalho responsável que o prefeito está fazendo, conseguindo entregar uma nova unidade ampla, que vai nos dar oportunidade de aumentar o atendimento e garantir o acesso da população à saúde”, disse o Secretário.

Em Belém, a crise econômica este ano já atingiu níveis graves da arrecadação do município, dados da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) apontam que, este trimestre, se comparado ao do ano passado, a capital perdeu cerca de R$84 milhões de reais, o que representa um grande prejuízo para a gestão, que vem sendo controlado por meio de uma grande economia de gastos.

O gestor municipal, Zenaldo Coutinho, anunciou que haverá mais investimentos na área da saúde. “O esforço que estamos fazendo na área da saúde não termina aqui, na Cremação, pois, logo iremos inaugurar a Unidade de Fátima e a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) desta gestão – a segunda de Belém -, assim como estamos avançando no centro especializado de saúde da mulher, entre outros”.

Somente na gestão do prefeito Zenaldo Coutinho, Belém ganhou 82 leitos nos hospitais, sendo 60 no Hospital Samaritano e 22 no Pronto Socorro Mario Pinotti, o que representa melhorias no serviço público.

A nova UMS Cremação começa a funcionar já nesta quarta-feira,18, de 7h às 19h.

*Do portal da prefeitura de Belém

Temas relacionados:

X
18/05/2016