Na Pátria Educadora de Dilma: 39% dos professores da rede pública não têm qualificação para ensinar

Acompanhe - 29/03/2016

a Presidenta Dilma Rousseff da Posse ao novo Ministro da Educação,Renato Janine Ribeiro.No “Brasil Pátria Educadora” da presidente Dilma Rousseff, cerca de 39% dos professores ativos da rede pública não têm formação adequada para lecionar. Os dados, referentes a 2015, são do novo Censo da Educação Básica divulgado pelo Ministério da Educação nesta segunda-feira (28).

Para o senador Dalírio Beber (PSDB-SC), é lamentável, após 13 anos, a constatação do ministério de que quase 40% dos professores em sala de aula não têm qualificação para ensinar. Segundo o tucano – que é membro da Comissão de Educação, Cultura e Esporte no Senado – é sinal de que existe um forte equívoco por parte do governo na política adotada na educação e na escolha da bandeira “Pátria Educadora”.

“O governo federal, depois de 13 anos, com a responsabilidade de governar o país, tenta ainda iludir a população brasileira, como fez nas eleições em 2014, tentando vender à opinião pública de que o país estava bem. Agora vem um pesquisa, divulgada pelo próprio Ministério da Educação, trazendo informações que deixam qualquer pessoa altamente angustiada com o que está acontecendo com o nível da educação de nossos filhos”, criticou o parlamentar, ressaltando que muitas ações apresentadas pelo governo petista “tiveram mais efeito de marketing do que resultados verdadeiramente concretos na transformação para melhor da qualidade do ensino”.

De acordo com matéria do jornal O Globo, o levantamento aponta que dos 518.313 professores dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, 200.816 dão aulas em disciplinas diferentes de sua área de formação e 12,7% dos docentes não têm qualquer graduação – o que é proibido pelas normas da educação. Em Ciências, Geografia, História e Matemática, a proporção dos que ensinam sem curso superior varia de 13% a 17,2%.

Há também aqueles professores com bacharelado na área, mas sem licenciatura ou complementação pedagógica. Segundo o jornal, se consideradas as 709.546 posições docentes na etapa escolar analisada, Física é a disciplina com mais professores que ensinam sem ter licenciatura na área, com 68,7%, seguida de Geografia (62,3%), História (60,1%), Ciências (59,9%), Matemática (51,3%), Química (46,3%), Língua Portuguesa (42%) e Biologia (21,6%).

Temas relacionados:

X
29/03/2016