Negligências de Dilma: 41% dos leitores reclamam de desfalque nos acervos das bibliotecas públicas

Acompanhe - 19/05/2016

biblioteca_casa_de_colon_nacho_gonzalez_0 (1)Brasília (DF) – A desastrada política econômica do governo da presidente afastada Dilma Rousseff foi responsável pela queda dos investimentos em diversas áreas, como a Educação. Além de negligenciar o setor durante anos, a gestão da petista sucateou as bibliotecas públicas brasileiras. Segundo o levantamento “Retratos da Leitura no Brasil 2016”, feito pelo Ibope, quase metade dos leitores brasileiros (41%) não encontram os livros que gostariam nas prateleiras. Com acervo defasado, as bibliotecas, que deveriam ser um local de estudo e pesquisa, acabam registrando queda nas visitas. As informações são do portal G1 desta quinta-feira (19).

De acordo com o levantamento feito sob encomenda pelo Instituto Pró-Livro, apenas 19% dos leitores costumam ler livros em bibliotecas. “Outros usos e associações que esse espaço poderia ter, o que concorreria para a ampliação de seu público frequentador, tiveram percentuais baixos de menções”, aponta a análise dos especialistas que avaliaram os dados da pesquisa.

Os entrevistados afirmaram que o interesse aumentaria com a renovação das estantes. Para 32%, o interesse pelas bibliotecas seria maior se elas tivessem mais livros ou título novos. Já 22% disseram esperar títulos mais interessantes.

Entre os ouvidos pela pesquisa em 2015, 8% se declararam “não alfabetizados” ou que “não frequentaram escola formal”. Outros 21% disseram ter ensino fundamental I (1º ao 5º ano), 25% declararam ter o fundamental II (6º ao 9º ano), 33% o ensino médio e 13% o ensino superior.

Esta é a quarta edição da pesquisa, que teve também outras publicações referentes a dados coletados nos anos de 2000, 2007, 2011. O levantamento foi feito entre 23 de novembro e 14 de dezembro de 2015 e teve abrangência nacional, com 5012 entrevistados. Foram ouvidos brasileiros a partir de cinco anos, alfabetizados ou não.

Clique aqui para ler a íntegra da matéria do G1.

Temas relacionados:

X
19/05/2016