“Ninguém fez mais pelo povo humilde do Brasil do que o PSDB com o Plano Real”, diz Joaquim Francisco

Acompanhe - 03/10/2015

filiação15Em solenidade festiva e discursos com duras críticas aos governos do PT que levaram o Brasil à grave crise econômica, política e ética que atravessa, o ex-governador Joaquim Francisco confirmou sua filiação ao PSDB, nesta sexta-feira (2), na sede do partido. Amigos, familiares, ex-integrantes de seus governos, correligionários e representantes de outros partidos prestigiaram o ato de boas-vindas ao novo tucano que já teve ficha abonada pelo presidente da sigla, senador Aécio Neves.

Ao exaltar o PSDB, partido do qual disse ter forte identificação, Joaquim Francisco registrou que nenhum partido fez mais pelo povo humilde do Brasil do que o PSDB com o Plano Real. O ex-governador lembrou que os governos tucanos foram marcados pelo “equilíbrio fiscal”, enquanto as gestões do PT implementaram a prática dos gastos acima da arrecadação. Prática essa, lembrou, exercida com mais descuido nas últimas eleições.

“O povo foi enganado, decididamente afrontado pela bolsa e por uma série de programas que distorceram a realidade da urna. No momento em que se recorre ao que foi gasto nos últimos anos com vários programas, do Fies ao Pronatec, do Minha Casa Minha Vida ao Seguro Defeso, todos eles aumentados em milhões no ano eleitoral. O Fies por exemplo saiu de um bilhão para sete bilhões. O Pronatec de 700 milhões para 6 bilhões. Onde haveria a sustentação para programas absolutamente válidos mas que precisam ter uma correspondência com a realidade fiscal do país?”, questionou.

O ex-governador disser estar convicto de que “equilíbrio fiscal dá voto” e reconheceu, nas políticas do PSDB, o sinônimo de compromisso com o equilíbrio das finanças públicas. “Este país precisa acreditar que ninguém fez mais para o povo humilde desse país do que o PSDB com o Plano Real. O governo do PSDB é sinônimo de equilíbrio. Ninguém pode viver indefinidamente gastando mais do que arrecada. O que assistimos nesse país de irresponsabilidade, de cinismo, de mentira e de falta de dignidade é uma afronta às tradições republicanas do Brasil e à nossa colocação no cenário internacional. Não podemos aceitar isso”.

Joaquim Francisco assumirá a presidência regional do Instituto Teotônio Vilela (ITV), instância de estudo e formação política do partido.”Chego ao PSDB com uma disposição maior e a convicção de que os problemas têm solução. Pelo caminho direto, com planejamento, transparência e verdade. Eu chego ao PSDB como se já fosse há muito tempo a minha casa. Acredito nas verdades que construi, que foram provadas ao longo do tempo, e que agora foram esquecidas. O presente e o futuro do país espera por nós. Vamos fazer com que essa união e essa cruzada sejam conduzidas até a vitória daquilo que pensamos e do que o Brasil deseja”.

O presidente do PSDB-PE, deputado Antônio Moraes, ressaltou que a aquisição do ex-governador Joaquim Francisco e de outros quadros políticos que devem ser anunciados em breve reforça o momento favorável que vive o partido. “Há hoje uma procura muito grande pelo PSDB, diferentemente do que ocorria antes.Teremos na próxima semana alguns políticos que estão vindo para o partido e que darão muita consistência política ao PSDB na Região Metropolitana e interior do Estado. Você aqui Joaquim se sentirá em casa. Então seja bem-vindo”.

A solenidade de filiação de Joaquim Francisco contou com as presenças do presidente do PSDB do Recife, vereador André Régis; dos deputados federais Betinho Gomes, Bruno Araújo e Daniel Coelho; da presidente do PSDB Mulher-PE, Terezinha Nunes; do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes; dos ex-governadores Roberto Magalhães, João Lyra Neto e Gustavo Krause; dos deputados estaduais José Humberto (PTB), Eriberto Medeiros (PTC), Priscila Krause (DEM) e Raquel Lyra (PSB); da presidente do PDT do Recife, Isabela de Roldão; do ex-presidente do TJPE Fausto Freitas; do secretário e tesoureiro do PSDB, Evandro Avelar; entre outros.

Abaixo, trechos dos discursos:

Antônio Moraes, presidente do PSDB-PE:
Há hoje uma procura muito grande pelo partido diferente do que ocorria antes. Sou deputado com quatro mandatos, Bruno tem uns cinco e era difícil pedir votos para o PSDB quando Lula era Deus e Dilma, sem dúvida nenhuma, era a rainha do Nordeste. Agora está completamente diferente. Já estamos com comissões provisórias em 150 municípios, vamos ter candidatos competitivos em mais de 60 cidades de médio e grande portes, e a vinda de Joaquim é muito importante. Teremos na próxima semana alguns políticos que estão vindo para o partido e que darão muita consistência política ao PSDB na Região Metropolitana e interior do Estado. Você aqui Joaquim se sentirá em casa. Então seja bem-vindo.

João Lyra Neto, ex-governador de Pernambuco:
O Brasil vive hoje a maior crise política da história da República. Uma crise econômica, política e ética que necessita do esforço dos partidos e da sociedade brasileira. Eu conheço Joaquim há muito tempo e vejo que ele nunca abriu mão dos princípios de seriedade e de compromisso com o povo pernambucano. Isso é o que está faltando na grande maioria da classe política. Não há como sair da crise se não for pela via da política. Mas da boa política. O Brasil precisa de homens sérios, comprometidos, e a mudança tem de acontecer através da classe política em todos os poderes para que possamos restabelecer uma relação de confiança com a sociedade brasileira. Então Joaquim, eu quero dizer que fico feliz em ser seu companheiro junto com um partido que está aqui. Hoje estou filiado ao PSB, mas estive conversando longamente com o presidente Aécio Neves, na presença do deputado Bruno Araújo, na semana passada, e com o governador Geraldo Alckmin e outras grandes lideranças. Nós precisamos de um projeto para o país que poderá ser encabeçado pelo PSDB. Eu quero parabenizar o PSDB por essa conquista de Joaquim que faz parte desse rol de políticos que têm uma trajetória de honradez. Nós vamos estar juntos, lutando por um Pernambuco e um Brasil melhor porque o povo brasileiro merece.

André Régis, presidente do PSDB do Recife:
Eu escolhi Joaquim Francisco em todas as oportunidades em que votei por acreditar em sua capacidade de trabalho, em sua decência e honradez na vida pública. Por ver que ele está sempre ao lado das melhores companhias. Pela sua trajetória de vida e do PSDB, o que observo é que ambos mudaram e essas mudanças convergiram para uma aproximação permanente. É com muita honra que eu participo desse ato tão importante para a história do nosso partido. Estamos diante de um político de grande envergadura. Sempre honrou nossas tradições em todas as vezes que ocupou cargos públicos. O PSDB se engrandece com o recebimento de Joaquim. Saímos daqui maior do que éramos.

Bruno Araújo, deputado federal e líder da Minoria na Câmara
Primeiro gostaria de registrar que o PSDB recebe pela terceira vez um ex-governador do Estado. Tivemos Carlos Wilson, Roberto Magalhães e agora Joaquim Francisco e quem sabe não teremos um quarto. Para nós é muita honra receber alguém que faz política de uma forma tão reta nesse momento de grande fragilidade do conceito da política, da descrença na atividade política causada de forma acentuada nos últimos anos pelo Partido dos Trabalhadores. Tive a honra de começar minha vida pública trabalhando com o ex-governador Joaquim Francisco, meu pai foi líder do seu governo, e nesse momento em que o PSDB volta ser uma legenda muito atrativa eleitoralmente, em todas as pesquisas o PSDB se consolida como a principal alternativa do eleitor brasileiro, receber Joaquim Francisco é uma honra para todo nós. Joaquim já chega com a missão de assumir o Instituto que nos orienta, que nos ajuda a pensar, que é o Teotônio Vilela. Mas sobretudo chega numa demanda pessoal do senador Aécio Neves a se juntar com o presidente nacional do ITV, deputado José Aníbal, para ajudar a apontar o PSDB do futuro. Joaquim é isso.

Daniel Coelho, deputado federal
No momento em que o PT trouxe uma completa degeneração dos conceitos morais e éticos, no momento em que o PT desmoralizou completamente o conceito de zelo pelo dinheiro público, a gente tem a filiação de um homem como Joaquim Francisco é um momento muito especial para o PSDB. Pode existir alguém que ao longo de sua vida pública, Joaquim, tenha discordado de alguma posição sua, alguém pode discordar de alguma ação de seu governo, mas ninguém em momento algum questionou sua conduta moral e ética. Esse é um tempo da política que precisa ser resgatado. ENós estamos muito felizes com a vinda de Joaquim. E tenho o sentimento que vamos ganhar mais. Tem gente aqui nesse palanque que está vindo para o ninho tucano. Estamos aqui de braços abertos esperando dois quadros aqui presentes que esperamos estarem no PSDB em breve. Vamos aguardar. O PSDB precisará, no ano que vem, discutir suas propostas para as cidades do Estado e a gente quer construir uma proposta consistente para as cidades e Joaquim vai nos ajudar muito nisso. A vinda dele não apenas para o PSDB e para o ITV, que é um instituto que cuida exatamente da formulação de ideias do partido, será essencial. A gente está contando com o conhecimento, a sabedoria, a experiência e a capacidade de mobilização que está muito clara nesse evento de hoje. Queremos formular no próximo ano uma proposta inovadora que olhe para o futuro mas também traga experiência importantes do passado que hoje estão esquecidas.

Betinho Gomes, deputado federal
Ao se somar ao PSDB Joaquim traz sua vivência de homem público para o debate político. É isso que precisamos exercitar ainda mais dentro do PSDB. Considerando o grave momento que vive o país, é preciso que tenhamos firmeza para enfrentar o que acontece hoje no Brasil: um governo completamente deteriorado, que rendeu a esperança do povo pela mentira. O PSDB sendo o que é, o maior partido de oposição, tem de ajudar a construir um caminho seguro e que tenha qualidade. Joaquim será uma voz sempre ouvida e respeitada.

Terezinha Nunes, presidente do PSDB Mulher-PE
Eu queria saldar as mulheres aqui presentes, Sílvia (esposa de Joaquim), Raquel (deputada estadual Raquel Lyra) e Priscila (deputada estadual Priscila Krause) e ressaltar a presença feminina nesse palanque porque a gente sabe que a política é muito machista. Joaquim é um amigo de longa data. O PSDB se engrandece demais com a presença dele. Joaquim representa todos os ex-governadores aqui presentes, todos com uma vida política limpa. Pernambuco tem essa imagem nacional de um Estado que produz grandes líderes. E o PSDB é conhecido nacionalmente pelos grandes líderes que tem.

* Da Assessoria PSDB-PE

X
03/10/2015