Nota à Imprensa
Nota emitida pelo presidente nacional do PSDB, deputado federal Sérgio Guerra (PE), a respeito de afirmação veiculada pelo jornalista Elio Gaspari.
Atualização (30/03): o PSDB ressalta que, em 1º de fevereiro, a própria Revista de História da Biblioteca Nacional constatou ter cometido um erro ao publicar o artigo, como relatado em reportagem do Portal Imprensa. O partido lamenta o retorno do assunto e ressalta que não teve nenhum tipo de interferência na demissão de profissionais que atuavam na publicação.
Nota emitida pelo presidente nacional do PSDB, deputado federal Sérgio Guerra (PE).
“O PSDB tem todo o direito de protestar contra a resenha do livro “A Privataria Tucana” publicada pela “Revista de História”, da Sociedade de Amigos da Biblioteca Nacional. Terá também, todo o direito de ir à Justiça. O presidente da sociedade achou que devia pedir desculpas e o fez com rapidez.”
Essas afirmações foram publicadas pelo jornalista Elio Gaspari, em sua coluna na Folha de S. Paulo, no dia 5 de fevereiro de 2012, sob o título “O Santo Nome da Biblioteca Nacional”.
Essas declarações são também a nossa resposta às suas afirmações publicadas hoje em O Globo e Folha de S. Paulo.
Acrescento ainda que só hoje tive conhecimento sobre a demissão do jornalista Celso de Castro Barbosa e do editor da publicação, o historiador Luciano Figueiredo. Essa decisão, de forma alguma, pode ser atribuída a mim ou a qualquer representante da oposição, mas provavelmente tenha sido uma resposta ao uso político indevido de uma publicação, patrocinada pela Petrobras, para atacar adversários do governo petista.
Brasília, 28 de março de 2012
Deputado Sérgio Guerra, presidente nacional do PSDB