Notas de solidariedade à governadora de Pernambuco, Raquel Lyra

Acompanhe - 01/02/2024

A Comissão Executiva Nacional do PSDB manifesta sua integral solidariedade à governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, pelos comentários agressivos contra ela emitidos pelo presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto.

Nosso partido luta incessantemente para que as mulheres sejam protagonistas de verdade na política e em todos os espaços de poder. Nós, tucanos, temos muito orgulho de termos eleito uma jovem e competente mulher como governadora de Pernambuco e não podemos tolerar manifestações agressivas contra ela venha de quem vier. Muito menos de um deputado do próprio PSDB.

O Conselho Nacional de Ética e Disciplina do PSDB está pronto para avaliar eventuais medidas disciplinares contra o deputado Álvaro Porto e o PSDB está à disposição da governadora Raquel Lyra também para apoiá-la em eventuais medidas jurídicas que se fizerem necessárias.

O PSDB de Pernambuco e o PSDB-Mulher Nacional também se posicionaram. Veja abaixo.

Nota do PSDB de Pernambuco

O diretório estadual do PSDB-Partido da Social Democracia Brasileira vem a público manifestar seu descontentamento com as recentes demonstrações de desrespeito ao cargo e à pessoa da Governadora do Estado de Pernambuco, Raquel Lyra.

A convivência democrática estabelecida em nossa Constituição Federal exige o respeito à independência e à harmonia entre os poderes da República; ao passo que o senso comum de urbanidade preza pela deferência às instituições de Estado e às pessoas que as representam.

Ressaltamos que os pontos acima são aspectos mandatórios de quem opta pela vida pública; e, a quem divide a mesma agremiação partidária, denotam aspectos claros de civilidade.

O PSDB entende também que ataques como este ultrapassam a já reprovável ofensa à esfera pessoal, atingindo igualmente a independência dos poderes e os mais valiosos princípios democráticos, responsáveis por alçar de forma inédita uma mulher ao mais alto posto do Poder Executivo estadual.

Renovamos a cada dia nossa confiança na liderança da Governadora Raquel Lyra, sendo certo que Pernambuco seguirá avançando no combate a discriminação e na defesa da igualdade de gênero.

Nota do PSDB-Mulher Nacional

É lamentável e inaceitável que a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, tenha sido alvo de comentários machistas e desrespeitosos por parte do presidente da Assembleia Legislativa do Pernambuco (Alepe), Antônio Porto, ocorrido durante sessão nesta quinta-feira, 1º, na Alepe, na abertura do Ano Legislativo 2024. Enquanto presidente do PSDB-Mulher Nacional e prefeita de Palmas, repudio este tipo de comportamento, que não só é prejudicial para a dignidade e integridade das mulheres na política, mas também mina a própria essência da democracia e do respeito mútuo entre representantes eleitos.

Também defensora da participação das mulheres na política, a governadora Raquel destacou no seu discurso na Alepe: “Não é simples ser mulher na política, nem ser mulher com filho pequeno na política, eles sempre querem excluir a gente”. O PSDB-Mulher Nacional combate atos de violência com objetivo de excluir a mulher do espaço político. E a fala do deputado Porto tentou desqualificar a governadora e intimidá-la com as palavras agressivas. E reforçando: “não vão nos excluir”.

Cinthia Ribeiro – presidente do PSDB-Mulher Nacional

 

 


X
01/02/2024