O Brasil é de todos

Notas Oficiais - 31/10/2003

O PPS e o PSDB consideram que o 1º Colóquio entre socialistas e socialdemocratas, realizado hoje no Rio de Janeiro, com a presença de vários de seus dirigentes, parlamentares, governadores e militantes, além de estudiosos da realidade nacional, alcançou pleno sucesso e se converte em um marco importante para todas as forças políticas que acreditam na solução dos graves problemas brasileiros pelo caminho da democracia e da justiça social.

Proclamam a convicção de que as transformações reclamadas pelo povo brasileiro não serão obra isolada de governo ou de um ou outro partido político. Pelo contrário, elas só ocorrerão de fato se contar com a concorrência de toda a sociedade organizada, sem distinção de qualquer espécie. Ou seja, as diferenças não são necessariamente obstáculos às mudanças, são em larga medida as suas fiadoras.

Dentro do grande esforço nacional por transformações estruturais, voltadas para se obter o desenvolvimento sustentável, cumpre papel de destaque o campo da esquerda democrática, integrada por vários partidos, entre eles o PPS e o PSDB, organizações sociais, lideranças civis e personalidades públicas. Assumimos o compromisso de lutar para que suas vertentes, independentemente de realidades políticas conjunturais e eleitorais, todas elas legítimas, se aproximem em torno de idéias e projetos, abrindo perspectiva para que preconceitos não se afirmem como obstáculos quando o assunto é o futuro da nação.

A sociedade civil, com sua criativa e profícua esfera pública, é mais ampla que o próprio Estado e os limites de um governo.

Assumimos, publicamente, o compromisso de continuar a debater os grandes temas nacionais, sempre na perspectiva da modernidade, da maior unidade possível das forças políticas, do progresso, dos valores humanos, do aprofundamento da democracia. Os nossos partidos, nesse sentido, a par de conclamar outras formações a seguir o mesmo caminho, se colocam como instrumento de outros setores da sociedade a consolidar esse projeto.

O Brasil é de todos.

José Aníbal

Presidente do PSDB

Roberto Freire

Presidente do PPS

X
31/10/2003