PSDB apóia candidatura de Gilberto Kassab no 2º turno em SP
Para tucanos, candidato deu continuidade à gestão de Serra
Brasília (7 de outubro) – O PSDB vai apoiar a candidatura de Gilberto Kassab, do Democratas (DEM), à Prefeitura de São Paulo. Anunciada, formalmente, nesta terça-feira pelo diretório municipal do partido, a decisão foi referendada tanto pelo diretório estadual – que divulgou nota (leia íntegra abaixo) – como pela Executiva Nacional.
Para o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), uma vitória de Kassab nestas eleições também será uma aprovação do modelo tucano de governar. “Ele deu continuidade à administração do Serra [governador José Serra]”, afirmou o presidente. Segundo Guerra, uma vitória do DEM em São Paulo, também consolidará a vantagem numérica e política da oposição nestas eleições. “E vamos ganhar”, disse o presidente.
Guerra admitiu que, se o PSDB e o DEM tivessem tido um só candidato contra o PT, certamente teriam conquistado a vitória já no primeiro turno das eleições. “Se a gente está ganhando assim, imagina o banho que teria sido”, afirmou. Ele disse estar certo da vitória de Kassab porque “o PT teve um desempenho crítico em São Paulo”. E lembrou que, enquanto a candidata petista, Marta Suplicy, teve cerca de 30% dos votos, a oposição somou mais de 60%. E a tendência, com o apoio do PSDB a Kassab, é que haja a transferência dos votos dados ao candidato da legenda, Geraldo Alckmin, para derrotar o PT.
OPÇÃO ERA APOIAR
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso também ressaltou que a ida de Kassab para o segundo turno do pleito paulistano “foi um reconhecimento da gestão do prefeito que continuou o governo de Serra”. Confiante na vitória do candidato democrata, FHC justificou a decisão do partido dizendo que, depois da saída de Alckmin da corrida pela Prefeitura, o PSDB tinha que apoiar Kassab. “Não tenho dúvida nenhuma de que ganharemos as eleições em São Paulo”, afirmou. O mais importante, segundo ele, é o fato de o PSDB saber refazer-se a todo instante pois, apesar de divergências pontuais, no momento essencial o partido se une pensando nos interesses da população.
Presidente do diretório municipal do PSDB, José Henrique Reis Lobo, lembrou que, depois de anunciado o resultado do primeiro turno das eleições, Alckmin reafirmou ser um homem de partido e, por isso, acataria qualquer decisão tomada pelo PSDB. Lobo também destacou que o apoio a Kassab foi decidido de forma unânime pelo diretório municipal. Para o governador José Serra, neste segundo turno, não há qualquer dúvida de que a reeleição de Kassab é a melhor opção para a cidade de São Paulo.
NOTA OFICIAL
PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA
DIRETÓRIO ESTADUAL DE SÃO PAULO
A Comissão Executiva Estadual do PSDB-SP deliberou nesta terça-feira, 7, as seguintes diretrizes para o segundo turno das eleições municipais deste ano:
Na capital do Estado de São Paulo, referenda a decisão do Diretório Municipal de apoiar o candidato Gilberto Kassab (DEM), da coligação São Paulo no rumo certo.
Na cidade de Santo André, indica o apoio ao candidato Aidan Antonio Ravin, do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).
Na cidade de Mauá, indica o apoio ao candidato Francisco Esmeraldo Felipe Carneiro, Chiquinho do Zaira (PSB), da coligação Aliança Popular.