PSDB repudia vandalismo no RN
O PSDB repudia veementemente os atos de vandalismo e violência registrados nesta data em Ceará-Mirim (RN), onde um grupo de integrantes do MST promoveu a invasão da sede da prefeitura, seguida de depredação e tentativa de incendiar o prédio.
O tumulto, próximo da selvageria, tem claras intenções políticas. Apesar de todo o estrabismo que caracteriza setores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, é de conhecimento geral que não é atribuição da administração municipal promover assentamentos. A tarefa cabe, isto sim, ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a quem o MST apóia e por quem é apoiado.
O governo Lula demonstra muito mais versatilidade verbal do que competência administrativa para promover uma reforma agrária que ao menos se aproxime do sucesso registrado nas gestões do PSDB. O governo do presidente Fernando Henrique Cardoso assentou 70 mil famílias em média em seus últimos anos; a gestão petista mostra dificuldade para atingir 5.000 famílias assentadas neste ano.
Não bastasse a inércia, o atual governo compactua com o descumprimento da lei, num estímulo indireto a atos abusivos como os registrados em Ceará-Mirim. Assume, assim, o risco de ser apontado como cúmplice de ações ilegais e de flagrante caráter político, como as de hoje.
O Brasil quer paz no campo, para trabalhar e produzir. Também nesta área, o governo do presidente Lula tem o dever de falar menos e fazer mais, para ao menos começar a cumprir os tantos compromissos que assumiu diante do país e que agora ameaça esquecer.
Brasília, 14 de outubro de 2003.
José Aníbal
Presidente Nacional do PSDB