Soluções novas para novos desafios
Nota pública conjunta dos presidentes do PSDB e do PPS, referente à realização do 1º Colóquio entre Socialistas e Social-democratas, no Rio de Janeiro, em 31/10/2003
O PSDB e o PPS realizam conjuntamente, no próximo dia 31, a partir das 9h30, no Hotel Glória, Rio de Janeiro, o 1º Colóquio entre Socialistas e Social-democratas, com a participação de líderes políticos de esquerda e centro-esquerda e de membros das bancadas dos dois partidos no Congresso Nacional.
O objetivo do seminário é fazer um amplo balanço das reformas do Estado e discutir pontos programáticos para uma nova agenda de desenvolvimento, capaz de mobilizar forças políticas e sociais comprometidas com o processo de transformação estrutural do país.
Entendem o PSDB e o PPS, independentemente de aspectos históricos, políticos e até eleitorais de caráter conjuntural, que se faz necessária no Brasil a busca de convergência entre forças e partidos que acreditam na afirmação de uma esquerda democrática vocacionada para as mudanças. Tal movimento torna-se ainda mais premente frente a um mundo globalizado e competitivo, que tende a subordinar nações inteiras à lógica do financismo e da especulação. Queremos nos integrar a esse cenário, mas na condição de protagonistas, defendendo os interesses nacionais e de nosso povo.
As velhas visões autárquicas de desenvolvimento – aí incluídos os modelos da esquerda tradicional – e as concepções liberais – clássicas ou vestidas com o manto da modernidade – não conseguem mais dar respostas satisfatórias aos dilemas contemporâneos. Acreditamos que parte dessa grande tarefa só pode ser empreendida por uma nova esquerda, moderna, profundamente democrática e radicalmente pluralista.
A esquerda democrática no Brasil não se representa totalmente nos partidos políticos existentes e se encontra, a rigor, dispersa. Não temos por intenção unificá-la em torno de uma única agremiação política; queremos, isto sim, reforçar convergências.
Queremos caminhar.
Brasília, 14 de outubro de 2003.
José Aníbal
Pres. Nacional do PSDB
Roberto Freire
Presidente Nacional do PPS