“Temos o melhor candidato com o melhor esquema de marketing“

Pimenta, que coordena campanha de Serra, agora aposta as fichas no talento de Nizan

Notícias - 16/05/2002

O PSDB aposta alto no talento do marqueteiro Nizan Guanaes para embalar a candidatura de José Serra e melhorar sua performance nas pesquisas. “Temos o melhor candidato com o melhor esquema de marketing“, anima-se o coordenador político da campanha, deputado Pimenta da Veiga (MG), que deu ontem a seguinte entrevista:

Estado – Lula passou de 40%, isso não assusta? O sr. não vê perigo de a eleição ser resolvida no primeiro turno?

Pimenta da Veiga – Nas eleições anteriores, nesta época Lula tinha pontuação alta, em torno de 40 pontos. E no entanto não venceu. Em 1994, nesta época Fernando Henrique tinha 7% e Lula 44%. Dizia-se o mesmo, a eleição poderia ser resolvida no primeiro turno. E foi resolvida no primeiro, mas em favor de quem tinha 7 contra quem tinha 44.

Estado – As denúncias vão predominar na campanha?

Pimenta – Não é possível que a campanha passe todo o tempo com fogo cruzado sobre um candidato e aliviando outros, inclusive o que hoje tem mais intenções de voto. Em algum momento outras candidaturas serão testadas, fustigadas. Agora, Lula está sendo absolutamente poupado. A prova é que um dos principais integrantes da campanha confessa que conduziu o processo de privatização da Vale e isso não tem repercussão. Se fosse o contrário haveria intenso bombardeio. Mas em algum momento vamos entrar no que interessa ao eleitor, que é comparar condições de cada candidato. Quando o eleitor for refletir se é possível alguém aprender a administrar na Presidência e perceber que tem alternativa muito mais testada na administração pública, isso vai alterar o jogo. E aí a candidatura Serra terá nítida vantagem sobre as outras.

Estado – O sr. diz que Lula não pode se eleito porque não tem experiência administrativa. Fernando Henrique também não teve, dizem os petistas…

Pimenta – O presidente foi ministro, senador, com grande presença política e mostrou a vocação administrativa nas duas pastas que ocupou. Ele fez uma revolução com o Real. Lula pode ter boas condições pessoais, mas são insuficientes para administrar. Se tivesse sido candidato a prefeito, com êxito, ou se dedicado a uma tarefa administrativa, seria uma alternativa razoável para a Presidência. Agora, lançar o País na aventura para ver se dá certo… Sem essa experiência ele é uma grande aventura.

Estado – O que Nizan Guanaes vai fazer?

Pimenta – Nós esperamos que ele faça o que sabe fazer. É o mais competente homem de marketing político do País. É isso que queremos, as ações serão desdobradas ao longo da campanha. Basta que ele mostre a competência que sempre mostrou. Temos o melhor candidato com o melhor esquema de marketing. Queremos divulgar em linha gerais a personalidade do Serra e caminhar para o confronto de posições. Partir para o confronto mesmo com o Lula e pronto.

Estado – Vai bater no Lula?

Pimenta – Não é bater. É comparar e ajudar o eleitor a decidir.Vamos mostrar a sinceridade de cada proposta. É preciso dizer quem é Lula. É o que fala o que programaram para ele falar hoje ou é o Lula que disse o contrário há seis meses atrás? É resolver essas contradições. Se ele mudou, tem de fazer revisão. Não pode é confundir o eleitor. E contribuiremos para que ele não faça essa confusão.

X
16/05/2002