A pedido da PGR, STF transfere investigação contra Lula e Marcos Valério para Justiça do DF

Imprensa - 04/09/2016

Lula durante depoimento de Dilma no Senado no processo de impeachment FOTO Pedro França:Agência SenadoO escândalo do mensalão voltou a assombrar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ministro Teori Zavaski, relator da Operação Lava Jato no Superior Tribunal Federal (STF), determinou a transferência para a Justiça Federal do Distrito Federal da investigação que apura se o petista teve envolvimento em um esquema de compra do silêncio do publicitário Marcos Valério, operador condenado do esquema de subornos a parlamentares descoberto em 2005. A denúncia tem como base a delação premiada do ex-senador Delcídio Amaral (ex-PT-MS).

De acordo com matéria da revista Veja deste sábado (3), o ministro atendeu uma solicitação da Procuradoria-Geral da República (PGR), que solicitou ao STF a investigação sobre a participação de Lula, do ex-ministro Antonio Palocci (PT-SP) e Paulo Okamotto (atual presidente do Instituto Lula) no “pagamento de valores ilícitos para manter o silêncio de Marcos Valério no denominado caso do ‘mensalão'”. O pedido foi direcionado à Justiça de primeiro grau em agosto já que tanto Delcídio quanto Lula não têm mais direito ao foro privilegiado.

Segundo a revista, o ex-senador foi procurado por Marcos Valério quando presidiu a CPI dos Correios, entre 2005 e 2006, que ameaçava entregar o PT se não recebesse o pagamento de uma dívida de R$ 220 milhões. As empreiteiras investigadas pela Lava Jato, conforme Delcídio, também colaboraram para a quitação da dívida.

Além disso, os procuradores da Lava Jato estão apurando as acusações feitas pelo publicitário mineiro em depoimento ao Ministério Público Federal em setembro de 2012, ano que tentava firmar um acordo de delação premiada. Segundo a Veja, o operador do mensalão condenado a 37 anos de prisão afirmou, na época, que a empresa Portugal Telecom pagou uma dívida de US$ 7 milhões de campanhas do PT.

Clique aqui (http://veja.abril.com.br/brasil/lula-e-investigado-em-outro-escandalo-de-corrupcao/) para ler a íntegra da matéria.

Temas relacionados:

X
04/09/2016