Ação do PSDB de combate às fake news é aplaudida por tucanas

Notícias - 21/06/2018

Em meio ao debate mundial sobre o impacto das fake news na democracia, o PSDB lançou uma ferramenta em sua página oficial na Internet para receber denúncias sobre notícias falsas divulgadas na rede. O objetivo é evitar a difusão de mentiras e informar o eleitor rapidamente sobre a veracidade do conteúdo indicado.

Para participar, basta entrar no endereço www.psdb.org.br/denuncie ou clicar no banner “Denuncie Fake News” disponível no site e enviar o link da notícia que acredita não ser verdadeira. O link é automaticamente enviado ao setor jurídico do partido para apuração da informação. Após análise, o PSDB envia rapidamente a resposta ao eleitor.

A pré-candidata ao governo do Rondônia, deputada federal Mariana Carvalho, elogiou a iniciativa e ressaltou a importância da participação da população em buscar alternativas para diminuir o impacto do compartilhamento de mentiras na internet. “Quando fui presidente da CPI dos Crimes Cibernéticos acompanhei de perto os graves problemas causados à sociedade por internautas que vivem mal-intencionados no mundo digital. A iniciativa do PSDB de entrar nessa luta para combater notícias falsas é pertinente e necessária”, afirmou a tucana.

Mariana acredita que a propagação das fake news prejudica a democracia e causa prejuízos irreparáveis a quem é vítima desse tipo de informação. “Os eleitores precisam ficar atentos para não compartilhar conteúdo sem saber a procedência. Precisamos ter no mundo virtual a mesma postura da vida real, com ética, comportamento decente e respeito ao próximo”, acrescentou.

Apuração
A presidente do PSDB-Mulher do Paraná, Terezinha Ramos, também aprovou a atitude do PSDB para evitar que mentiras distorçam a opinião do eleitor e, com isso, prejudiquem pessoas inocentes. “Fake news hoje é a desconstrução da moral, da história de vida da pessoa. Acho que uma ferramenta desta dá celeridade e agilidade na apuração de uma informação. Desconstruir a notícia inverídica é importantíssimo, faz toda a diferença numa campanha eleitoral”, analisou.

Para Terezinha, quando o eleitor tem assegurado pelo próprio partido que a notícia é falsa isso traz credibilidade e confiança. “O cidadão tem a garantia de que aquilo é uma notícia falsa e que ele não pode compartilhar”, acrescentou. Ela, no entanto, alerta que sem uma divulgação adequada a ferramenta pode não funcionar. “É preciso uma ampla divulgação deste instrumento para que ele funcione de fato. A internet é muito dinâmica e para que esse canal funcione é preciso que as respostas sejam ágeis. Com certeza eu vou utilizar esta ferramenta na próxima dúvida que eu tiver”, concluiu.

X
21/06/2018