Aécio Neves celebra 85 anos da conquista do voto feminino no Brasil

Notícias - 24/02/2017

Brasília (DF) – No dia 24 de fevereiro de 1932, há exatos 85 anos, o governo do então presidente Getúlio Vargas reconhecia o direito das mulheres ao voto e de serem eleitas a cargos no Executivo e Legislativo brasileiro. Após décadas de luta, as mulheres representam hoje 53% do eleitorado nacional, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, a conquista é um marco na defesa da igualdade de direitos pelas mulheres, e deve ser reconhecida como tal.

“Hoje, 24 de fevereiro, celebra-se a conquista do voto feminino no Brasil. Foi nesse dia, há 85 anos, durante o governo de Getúlio Vargas, que o direito ao voto feminino e das mulheres serem eleitas para cargos no Executivo e Legislativo no Brasil foram assegurados”, destacou Aécio, em sua página oficial no Facebook.

“Frutos de muita luta e muitos anos de reivindicações, são marcos importantes da luta contra o preconceito às mulheres no país”, completou o senador.

Em comparação a outros países, o Brasil foi pioneiro ao instituir o voto feminino. Argentina e França, por exemplo, só o fizeram na década de 1940. Já Portugal e Suíça, apenas por volta de 1970. Ainda assim, a luta atual das mulheres é por mais representatividade na política. De acordo com o TSE, do total de candidatos das eleições municipais de 2016, apenas 31,60% eram do sexo feminino.

X
24/02/2017