“Agora estamos vivendo um mundo real”, diz Izalci sobre redução de despesas do governo
O governo federal terá que reduzir R$ 4,69 bilhões em despesas para se adequar ao teto de gastos públicos permitidos pelo Orçamento para este ano, que será de R$ 1,301 trilhão. O anúncio foi feito, nesta terça-feira (31), pelo ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira.
O deputado federal Izalci Lucas (PSDB-DF) elogiou a decisão do ministro. Para o tucano, a medida é “acertada” e reforça a nova era na condução da política econômica. Segundo o tucano, diferente do governo da ex-presidente Dilma Rousseff que acabou sendo afastada sob acusação de tentar maquiar as contas, o governo atual trabalha com rigor, transparência e responsabilidade com o dinheiro público.
“Agora estamos vivendo um mundo real e não como antigamente, quando vivíamos no mundo virtual e não se respeitava a legislação fiscal. É uma medida natural e acertada, até porque a aprovação do limite do teto foi exatamente para controlar, por isso precisa de cortar. A Lei permite que se faça esse ajuste fiscal”, explica o parlamentar.
Aprovado pelo Congresso Nacional no fim do ano passado, o teto de gastos prevê que as despesas sejam limitadas à inflação do ano anterior. No entanto, neste primeiro ano da medida, serão restringidas aos gastos de 2016 mais 7,2%. De acordo com matéria do jornal Folha de S.Paulo, o corte de 0,35% atingirá gastos previstos com pessoal, emendas parlamentares não prioritárias e Previdência Social.
Clique aqui para ler a íntegra da matéria.