Alckmin destaca avanços da Medicina em SP

Saúde - 28/08/2017
O Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, proferiu Aula Magna aos alunos da Faculdade Humanitas de Ciências Médicas de São José dos Campos. Local: São José dos Campos/SP. Data: 28/08/2017. Foto: Alexandre Carvalho/A2img

O governador Geraldo Alckmin proferiu aula magna nesta segunda-feira (28) aos alunos da Humanitas (Faculdade de Ciências Médicas) de São José dos Campos (SP). Para uma plateia composta por aproximadamente 200 alunos e dirigentes da instituição, Alckmin falou sobre os avanços da medicina no Estado de São Paulo e fez uma análise comparativa entre os modelos europeu e norte-americano.

Alckmin elogiou os alunos pela escolha da profissão que irão seguir. “Parabéns a vocês por terem escolhido a medicina. Não há nenhuma outra profissão no mundo tão bonita quanto ela”. Em seguida, o governador, que é médico, falou sobre as perspectivas da área da saúde e sobre o longo caminho para a formação.

“Geralmente, se faz cursinho, um ano no mínimo, e um curso de seis anos. No meu tempo eram dois anos de residência, agora são três. Mas é uma atividade maravilhosa. A saúde vai experimentar um grande crescimento, vai estar na vanguarda da pesquisa, da inovação, das novas moléculas, do equipamento industrial, o grande emprego do mundo vai ser serviço”, disse Alckmin.

Sobre o modelo de saúde adotado no Brasil, Alckmin disse que o país optou pelo modelo seguido na Europa, que é de atender a todos. O SUS, segundo ele, segue esse modelo, mas a falta de recursos não permite que todos sejam atendidos de forma global.

Alckmin também falou sobre o papel das Santas Casas, que seguem o modelo português, mostrou dados sobre a saúde em São Paulo e disse que o Estado de São Paulo vai conseguir fechar as suas contas, ao contrário de outros que enfrentam problemas em decorrência da crise econômica.

* Do governo de São Paulo


X
28/08/2017