Almir Gabriel entrega Hospital Municipal de Salvaterra
O Governo do Estado, através da Secretaria Executiva de Saúde (Sespa), entregou na última sexta-feira (16), o Hospital Municipal de Salvaterra Almir Gabriel. Com capacidade para atender até três mil pessoas por mês, o hospital tem vinte leitos e as quatro clínicas básicas: médica, pediátrica, ginecologia/obstetrícia e cirúrgica. Para o secretário executivo de Saúde, Nilo Alves Almeida, além de garantir atendimento local o Hospital Municipal vai beneficiar também populações de municípios vizinhos como Soure, Cachoeira do Arari e Santa Cruz do Arari. “Ganha também o turista que vai para a Região do Marajó. Com o suporte de um hospital aparelhado como esse haverá mais tranqüilidade dos visitantes. Até então, o visitante que precisava de atendimento médico de maior complexidade tinha que se deslocar para Soure ou até para Belém”, explicou.
Com economia baseada no turismo e agropecuária o município de Salvaterra, que fica a 80 quilômetros de Belém, tem hoje mais de 15 mil habitantes e até então contava com doze postos de saúde em suas localidades e vilas. O novo hospital tem doze consultórios e duas unidades odontológicas. A obra é resultado de convênio entre Governo do Estado e Prefeitura do município. De acordo com o diretor da 7ª Regional de Proteção Social da Sespa (RPS), Ilcioni Pereira, foram investidos cerca de R$ 500 mil para reforma e ampliação do hospital. “O Governo entrou também com os recursos para compra de material e equipamentos. A prefeitura ficará com a responsabilidade de garantir a manutenção dos serviços do hospital”, disse.
Ilcioni informou, ainda, que esta é a sexta unidade de saúde reformado ou ampliada na Ilha do Marajó, no Governo Almir Gabriel. “Os municípios de Chaves, Afuá, São Sebastião da Boa Vista, Cachoeira do Arari e Muaná já receberam investimentos do Governo para garantir melhor atendimento médico-hospitalar em seus municípios”, frisou.