Aloysio: “Alexandre de Moraes terá seu nome aprovado para o STF por amplíssima maioria”
O líder do governo no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), defendeu a indicação de Alexandre de Moraes para a vaga de Teori Zavascki, morto em janeiro passado, no Supremo Tribunal Federal. O anúncio oficial foi feito na noite de segunda-feira (06).
“Eu tenho para mim que se o presidente Temer resolvesse mandar para o Congresso um pedido para nomear o patrono dessa sala, Rui Barbosa, ministro do Supremo Tribunal Federal, o PT ficaria contra. Não tenho dúvida nenhuma. É contra, por princípio. É contra, porque não tem mais nada a dizer ao país”.
Aloysio Nunes afirmou, em discurso na tribuna do Senado, que o ex-ministro da Justiça tem todas as credenciais para ocupar um cargo no STF. O tucano lembrou que Alexandre de Moraes se formou em direito na Faculdade da USP, no Largo São Francisco, foi promotor público e é considerado um dos mais ilustres advogados do país.
O líder do governo disse ainda que o ex-ministro tem uma belíssima carreira de gestor público – foi secretário da Justiça e da Segurança em São Paulo, e teve uma gestão marcada pelo bom desempenho, pelo respeito aos direitos humanos.
“Não é à toa que o Estado de São Paulo é o que melhores índices apresenta em matéria de segurança pública. Nosso número de homicídios por 100 mil habitantes é o menor do país”.
Na opinião de Aloysio Nunes, Alexandre de Moraes foi um bom comandante da polícia militar paulista. Ele defendeu ainda o Plano Nacional de Segurança Pública proposto pelo ex-ministro e sua postura diante da crise penitenciária.
“Eu me espanto quando vejo o líder do PT dizer que o ex-ministro foi o responsável pela crise penitenciária que nos escandalizou a todos. Foram 13 anos de governo! Quantas penitenciárias o governo petista construiu no Brasil”?
Para ser nomeado ministro do STF, Alexandre de Moraes tem de ser sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça e ter sua indicação aprovada em Plenário.
O líder do governo no Senado disse não ter dúvidas de que o ex-ministro terá seu nome aprovado por amplíssima maioria na Casa.
Veja aqui a íntegra do discurso de Aloysio.
*Da assessoria do senador Aloysio Nunes Ferreira