Anastasia defende fortalecimento do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins

O senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) assumiu a Tribuna do Senado Federal, nesta segunda-feira (20), para defender que os acordos e contratos em relação aos aeroportos brasileiros sejam respeitados. Ele lembrou do sucesso dos leilões ocorridos na última semana e falou das melhorias alcançadas com a concessão do Aeroporto Internacional Presidente Tancredo Neves, BH Airport, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
“Todo o empenho e esforço foi realizado e o aeroporto se consolidou. Houve uma tentativa muito grande para termos ali um aeroporto pleno, com o master plan implementado e, fundamentalmente, que ele se consolidasse como uma âncora, uma base, uma pedra angular do desenvolvimento econômico do Estado de Minas Gerais. É muito relevante termos, pois, o cumprimento dos contratos, sabermos o valor dos investimentos, cultuarmos o planejamento, percebermos o que são as etapas e os passos necessários para que uma metrópole tenha, ao seu dispor, um aeroporto internacional metropolitano, com conectividade com a malha aérea nacional e internacional, de modo a agregar valor aos produtos feitos naquele Estado”, afirmou Anastasia.
O senador ainda lembrou dos esforços feitos durante seu Governo em Minas Gerais para que o aeroporto fosse a porta de entrada do mundo para o Estado. Durante os Governo do PSDB em Minas, foi realizado um amplo planejamento para desenvolver na região a primeira aerotrópole da América do Sul com ações previstas e planejadas até para 2039. Em 2014, Anastasia entregou ainda obras do novo acesso ao aeroporto.
“Minas Gerais, sempre entre montanhas, ficamos um pouco acanhados, quietos, trabalhando em silêncio, o que é muito negativo para o Estado. E houve um imenso esforço dos Governos do meu partido em Minas Gerais na tentativa de internacionalização do Estado. A segunda economia do Brasil necessitava, e necessita cada vez mais, de vínculos com o Exterior. Para isso é necessário e imperioso que tivéssemos uma base aeroportuária sólida. E aí foram feitos vários investimentos e um sólido planejamento, algo que tem sido nas últimas décadas um instituto olvidado pelos brasileiros”, lembrou.
Investimentos
Para Anastasia, ainda existe uma grande necessidade de o Brasil continuar aumentando cada vez mais investimentos em infraestrutura para alavancar o desenvolvimento nacional. Para isso, no entanto, é preciso que haja recursos privados substanciosos, já que o União, Estados e Municípios estão com a maior parte de seus orçamentos comprometidos. Para que tais investimentos ocorram, afirma o Senador, é preciso que os investidores encontrem um ambiente de negócios propícios no País, com segurança jurídica e planejamento.
“É imperioso que o Brasil tenha investimentos no setor da infraestrutura. Todavia infelizmente nós sabemos que os erários, quer da esfera federal, estadual e municipal de todo o Brasil, de todos os níveis de Governo, estão exauridos, sem condições de fazer frente a esses desafios, razão pela qual torna-se imprescindível contar com capital quer nacional, quer internacional, para, em associação com o poder público, sob a forma de concessão ou de PPP (Parceria Público-Privada), fazer frente a esses grandes investimentos que a Nação brasileira necessita”, afirmou.
Novo Aeroporto
Há muitos anos Anastasia vinha lutando para que o Aeroporto Internacional pudesse contar com investimentos privados. A concessão foi conduzida pelo Governo Federal, ainda que com longo atraso. Em novembro de 2013, o Governo realizou o leilão, tendo como vencedor o consórcio integrado pelo Grupo CCR – um dos maiores grupos de concessão de infraestrutura da América Latina -, e Zürich Airport, operador aeroportuário internacional de Zurique, na Suíça, com 51% de participação, que ofereceu melhor proposta com ágio de 66% em relação ao valor mínimo estabelecido. A Infraero detém os outros 49% de participação no grupo que hoje administra o aeroporto.
Desde então, o aeroporto passou pelos últimos anos por ampla melhoria, nunca vista em sua história. Desde o início da concessão, em agosto de 2014, a BH Airport já investiu R$ 870 milhões na ampliação e melhorias na infraestrutura aeroportuária, que incluíram a implantação de Terminal, inaugurado no final do ano passado, a reconfiguração do acesso viário com a construção de um novo viaduto, a ampliação da área de pátio para aeronaves e do número de vagas de estacionamento, segundo a concessionária. A entrada em operação do novo Terminal gerou centenas de novos empregos, entre diretos e indiretos.
Com as novas instalações, o aeroporto passa a oferecer infraestrutura capaz de atrair novos voos, tanto domésticos como internacionais, e elevar a qualidade de atendimento aos passageiros, com mais espaço, conforto e novas opções de serviços. O novo Terminal ampliou em cerca de 60% a área do Aeroporto e acrescentou 17 novas pontes de embarque à estrutura, totalizando 26. Assim, o Aeroporto ampliou sua capacidade para 22 milhões de passageiros ao ano, infraestrutura suficiente para atender a demanda pelos próximos dez anos, de acordo com a BHAirport.
“Os números são amplamente favoráveis: da geração de empregos, da criação de negócio no aeroporto, de toda uma rede de hotéis e serviços que foram realizados e que, eventualmente, podem ser perdidos, caso haja qualquer tipo de mácula ou de nódoa dentro do processo como um todo, que, como eu disse, robustece o único aeroporto em nossa região metropolitana. O aeroporto regional da Pampulha pode continuar servindo para os voos executivos, para alguns voos destinados ao interior do Estado, que é um Estado muito grande. E que as companhias aéreas com malhas nacionais se sirvam de uma espetacular infraestrutura que está pronta e funcionando bem no Aeroporto Internacional de Confins”, defendeu Anastasia no Senado.