Lobbe Neto busca reeleição na Câmara

Notícias - 04/09/2018

Com uma atuação pautada nas áreas de educação, saúde e políticas públicas para juventude, o deputado federal Lobbe Neto (PSDB-SP) se lança à quinta reeleição consecutiva na Câmara Federal nas eleições deste ano. Formado em Biomedicina, o tucano iniciou sua carreira política em 1982 e tem em seu histórico quatro mandatos como deputado estadual e o cargo de vice-prefeito de São Carlos, cidade no interior de São Paulo.

Nascido na capital paulista em 1957, Neto foi eleito vice-prefeito de São Carlos aos 25 anos. Em 1986, se elegeu deputado estadual e exerceu quatro mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa de São Paulo, de 1987 a 2002.

No Executivo, foi Secretário de Estado do Trabalho e Promoção Social entre 1991 e 1992. O cargo lhe deu uma ampla projeção nos cenários estadual e federal.

Em 2001, filiou-se ao PSDB e, no ano seguinte, foi eleito para o cargo de deputado federal com 114.586 votos. Foi reeleito em 2006 com uma expressiva votação de mais de 117 mil votos.

Na Câmara, ocupou o cargo de presidente da Comissão Especial que debateu o Estatuto da Juventude e foi vice-presidente da Comissão de Educação e Cultura e da Comissão Especial da Reforma Universitária.

Por cinco anos, Lobbe Neto atuou como vice-líder do PSDB na Câmara, encaminhando relevantes votações e debates ao plenário da Casa, objetivando sempre o desenvolvimento do país e melhorias sociais.

Como deputado, apresentou o Projeto de Resolução que criou no âmbito da Câmara dos Deputados o Parlamento Jovem Brasileiro, um programa que tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar em Brasília.

O tucano foi um parlamentar bastante atuante, com seu trabalho focado nas áreas de educação, saúde e políticas públicas para juventude, além de defender sempre os interesses da região, seja em âmbito federal ou estadual.

Autor de várias leis, com destaque para a de Universalização das Bibliotecas Escolares, que estabelece a criação de bibliotecas em todas as escolas públicas e privadas do sistema brasileiro de ensino.

Entre 2011 e 2014, foi presidente do Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam), instituição ligada à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, que apoia os municípios em projetos para a gestão e elaboração de políticas públicas.

*Reportagem: Clarissa Lemgruber


X
04/09/2018