Anastasia participa da premiação do Programa Jovem Senador em que mineiro conquistou o primeiro lugar
O senador Antonio Anastasia (PSDB/MG) participou nessa terça-feira (29/11) da premiação do Programa Jovem Senador 2016 no Plenário da Casa, em Brasília. Essa é a 6ª edição do Projeto que contou com a presença dos 27 estudantes selecionados – cada um representando um Estado da Federação – de vários senadores, diretores e professores que apoiaram as atividades do projeto.
O jovem senador de Minas Gerais, Dilson Gabriel Pieve, do município de Três Pontas, no Sul do Estado, foi premiado com o primeiro lugar geral no concurso e recebeu o prêmio das mãos do senador Anastasia. É o segundo ano consecutivo que um estudante de Minas Gerais conquista a premiação que, esse ano, contou com a participação de mais de 110 mil estudantes de todo o Brasil.
“Essa é uma iniciativa louvável do Senado Federal que estimula jovens a estudarem e escreverem redações sobre a atividade parlamentar e a democracia e premia os melhores com a participação nessa simulação de atividade legislativa. Esses jovens participantes retornarão a seus Estados com conhecimentos não apenas da atividade política, mas de cidadania. Também nós Senadores aprendemos muito com esses jovens, ouvindo suas opiniões e impressões. Uma alegria especial é saber que o primeiro colocado, pelo segundo ano consecutivo, é de uma escola pública de Minas Gerais. Em um dia em que o País ficou tocado por uma lamentável tragédia, é um alento ver esses jovens tão brilhantes que nos dão esperança e orgulho”, afirmou Anastasia.
Por uma semana, até 3 dezembro, os estudantes vão aprender como funciona o Senado e praticar atividades típicas de seus membros, inclusive defender ideias que poderão ser convertidas em sugestões de projetos de lei. Desde a primeira edição do projeto, em 2011, os 162 jovens senadores já apresentaram 42 sugestões legislativas e 38 estão em tramitação. A maior parte trata de temas nas áreas da educação e do meio ambiente.
Nesta edição, o concurso de redação adotou o tema “Esporte: Educação e Inclusão”. Depois que o senador Anastasia fez a entrega do certificado do projeto ao estudante mineiro Dilson Pieve, o primeiro colocado, dois atletas que atuaram nas Olimpíadas Rio 2016 foram convidados para laurear os outros dois jovens. A segunda colocada, Isabelle da Silva dos Santos, de Brasília (DF), recebeu a premiação pelas mãos da nadadora de maratona aquática e medalhista olímpica Poliana Okimoto; e Acsa Mendes de Albuquerque, a terceira, de Macaparena (PE), por meio do ciclista de pista Gideoni Monteiro Rodrigues. Os demais estudantes também receberam seus certificados.