Antônio Imbassahy busca seu terceiro mandato como deputado federal
Quadro estratégico do PSDB, Antônio Imbassahy está atrás de seu terceiro mandato como deputado federal pela Bahia. Experiente, o tucano já prestou serviços como prefeito de Salvador e governador do estado. Já presidiu o diretório estadual do partido na Bahia entre 2005 e 2010 e foi líder da bancada tucana na Câmara em 2016.
Antonio José Imbassahy da Silva nasceu em Salvador, Bahia, em 12 de março de 1948. Em 1969, concluiu o curso de Engenharia Elétrica, formando-se na Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFB).
Entre 1970 e 1977, trabalhou como engenheiro na Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). Foi diretor de produção da Companhia de Eletricidade de Manaus (CEM) entre 1978 e 1979. Em 1989, o tucano presidiu a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba).
Na vida pública, Imbassahy ocupou diversos cargos políticos. Entre 1984 e 1986, atuou como secretário de Saneamento e Recursos Hídricos da Bahia. Já em 1987, foi assistente de gabinete do Ministério das Comunicações durante a gestão do ministro Antonio Carlos Magalhães.
Em 1990, foi eleito deputado estadual da Bahia. Atuou como titular nas comissões de Constituição e Justiça, Fiscalização e Controle, Divisão Territorial e em duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs). O destaque alcançado em atuação parlamentar o alçou à presidência da Assembleia Legislativa do Estado para o biênio de 1993-1994.
Como presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, coube a Imbassahy assumir como governador da Bahia após as renúncias de Antônio Carlos Magalhães e de seu vice, Paulo Souto. Após deixar o cargo, em 1995, foi escolhido presidente da Eletrobras.
Em 1996, Imbassahy foi eleito prefeito da cidade de Salvador ainda em primeiro turno. Foi reeleito para o cargo no pleito seguinte, também no primeiro turno.
Imbassahy chegou à Câmara dos Deputados em 2010, com 112 mil votos. No Legislativo, atuou como vice-presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática. Com atuação destacada na oposição ao governo federal, assumiu, em 2013, o papel de líder da minoria no Congresso Nacional. Alcançou a reeleição como parlamentar da Câmara dos Deputados em 2014.