Apesar de promessas de Dilma, um terço da população brasileira não tem acesso à internet

Notícias - 02/03/2017

O Brasil ocupa a décima posição entre os países do mundo com a maior quantidade de pessoas sem acesso à internet. São mais de 70 milhões de brasileiros sem rede, número que representa um terço da população desconectada. De acordo com pesquisa de uma revista inglesa, os motivos para ausência de conexão são a falta de recursos econômicos para acessar a internet, além da falha na infraestrutura das redes de telecomunicações. Para o senador Ataídes Oliveira, do PSDB de Tocantins, a herança deixada pelo PT no poder é determinante para o mau desempenho do Brasil.

“Não há dúvida nenhuma de que o sistema de telefonia no nosso país é extremamente deficitário e não condiz com a realidade dos países desenvolvidos do mundo. Então, isto é realidade sim. O décimo lugar — como já foi qualificado e classificado — é um péssimo lugar para um país do nosso porte. Nós temos que tomar uma providência”, destacou o tucano.

Em 2015, a ex-presidente Dilma Rousseff anunciou uma parceria com  o presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, para levar acesso à internet gratuita para a população de baixa renda. Porém, no ano passado, apenas 49% da classe C tinha acesso à internet, e somente 16% das classes D e E estavam conectadas, segundo o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação.

Ainda de acordo com o estudo da revista inglesa, o Brasil aparece apenas em 9º lugar quando analisadas as condições socioeconômicas. No mundo inteiro, 4 bilhões de pessoas — mais da metade da população global — não têm nenhuma forma de acesso a internet.

X
02/03/2017