Apoios de Lula e Dilma prejudicam candidaturas petistas
A participação dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff nas campanhas em alguns dos principais colégios eleitorais do país tem prejudicado o desempenho dos candidatos do PT e partidos aliados nas pesquisas. Nas cidades do Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre, a presença dos petistas, que deveria representar apoio aos candidatos, levou a pioras no desempenho nas pesquisas de intenção de voto.
Na capital fluminense, Jandira Feghali (PCdoB) despencou para o quinto lugar na disputa, segundo pesquisa do Datafolha divulgada nesta segunda-feira (26). Antes de receber a participação de Lula e Dilma, a comunista figurava na terceira posição. Ela perdeu um quarto de seus eleitores em apenas uma semana e tem agora apenas 7% das intenções de voto – percentual que tinha em agosto.
Para o deputado federal Otávio Leite (PSDB-RJ), a queda no desempenho da candidata se deve, principalmente, pelo desgaste da imagem de Lula, que já responde por duas ações na Operação Lava Jato, e pela recessão econômica deixada pelo governo Dilma em todo o país – que contribuiu ainda mais para a difícil situação que passa o Rio, onde o governo do Estado decretou calamidade pública devido à crise financeira.
“A queda da candidata Jandira é a consequência de um somatório perverso a começar pela bandeira que ela empunha, do PT e do PCdoB, que são responsáveis pela tragédia econômica e social que o país vive associado a ingredientes jamais vistos de corrupção em nossa história. Ao mesmo tempo, ao colocar como grande cabo eleitoral Dilma e Lula, desafia a consciência e a inteligência do nosso povo, que responde exatamente com a queda da candidata nas pesquisas e uma ínfima votação nas ruas de domingo”, avaliou o tucano.
PE e RS
A ida do ex-presidente Lula a Recife, onde percorreu as principais ruas da cidade na última quinta-feira (22), também prejudicou o desempenho do candidato João Paulo (PT) na corrida eleitoral. Em apenas cinco dias, o petista perdeu três pontos percentuais na pesquisa Datafolha e agora possui apenas 26% das intenções de voto.
Já em Porto Alegre, a divulgação de vídeo de apoio de Dilma e a presença de Lula em peças publicitárias também contribuíram para a queda do candidato a prefeito Raul Pont (PT) em Porto Alegre. A distância do petista para o líder na disputa, o candidato Sebastião Melo (PMDB), foi ampliada de 3 para 12 pontos percentuais, conforme última pesquisa do Ibope.