Após “petrolão”, Brasil bate recorde em exportações de petróleo

Notícias - 25/05/2017

Exportações brasileiras de petróleo bateram recorde neste ano, com a maior média trimestral da história. Somente entre janeiro e março de 2017, foram 1,23 barris por dia. O número representa um aumento de 56% em relação ao mesmo período do ano passado, quando a Petrobras foi vítima de um esquema de corrupção comandado pelo PT na estatal. Os dados são da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Para o deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), o resultado faz parte da boa relação do Brasil com o exterior.

“A gente observa os vários indicadores tendo sua recuperação e o senador Aloysio Nunes, no Itamaraty, tem feito toda uma articulação também de diálogo com os outros países tanto é que, no aspecto das relações Brasil com os outros países no aspecto comercial, na parte do agronegócio, na parte da indústria.”
O salto das exportações são explicados por dois fatores: o primeiro é pela queda da demanda interna, fazendo com que a Petrobras processe uma quantidade menor de óleos nas refinarias brasileiras, ganhando assim um volume maior para exportação. O segundo motivo, é que parte da demanda interna tem sido coberta pelas importações de derivados – algo que também colabora para o aumento da disponibilidade de recursos para o embarque. O deputado Raimundo Gomes de Matos ainda destaca importantes reformas que podem contribuir para a recuperação econômica do país.

“Nós estamos conseguindo exportar centenas de produtos nacionais, e isso demonstra que o PSDB tem tido parcela de contribuição dentro da política econômica do nosso país e também fazendo com que nós possamos aprovar as reformas importantes para gerar credibilidade ao nosso país”, disse o tucano.

Neste mês, a Agência Nacional do Petróleo também anunciou que pretende arrecadar até US$ 30 bilhões em investimentos com leilões de  petróleo e gás natural. Serão dez leilões marcados para o período de 2017 a 2019. Os valores poderão ajudar o país na recuperação econômica, especialmente para o estado do Rio de Janeiro.

X
25/05/2017