Após quase dois anos, retorno anual da poupança tem primeiro ganho real acima da inflação

“Nós estamos em um processo de reconstrução daquilo que foi destruído durante os 13 anos de governo do PT”, afirma o deputado Rocha

Imprensa - 18/11/2016

mulher_com_dinheiroO retorno anual da poupança – aplicação financeira mais popular do Brasil – finalmente voltou a gerar ganho real acima da inflação, após 21 meses de perdas. A rentabilidade anualizada desse investimento no mês de outubro de 2016 foi de 8,33% contra 7,87% da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o que proporciona um ganho de poder aquisitivo ao poupador de 0,43%. A mudança no cenário pode alterar o comportamento verificado nos últimos 10 meses, em que os brasileiros sacaram mais dinheiro do que investiram na caderneta de poupança.

O deputado federal Rocha (PSDB-AC) acredita que, mesmo sob efeito da crise herdada do governo do PT, a recuperação da rentabilidade da poupança deve trazer benefícios para a economia do país.

“Essa questão da poupança reflete isso. Nós estamos em um processo de reconstrução daquilo que foi destruído durante os 13 anos de governo do PT. E a poupança é muito importante. As pessoas tinham dificuldade em acreditar e colocar recursos na poupança porque perdiam dinheiro. É por meio do investimento da poupança que o Brasil financia uma série de programas.”

O tucano atribui o resultado à recuperação progressiva da credibilidade, especialmente por meio das medidas econômicas implementadas e apresentadas ao Congresso Nacional pelo novo governo.

“O governo está fazendo o dever de casa para colocar a economia nos trilhos e fazer com que o Brasil volte a crescer. As pessoas vão começar a acreditar, com esse resultado, que a poupança também tem viabilidade. Hoje você pode começar a pensar em guardar dinheiro na poupança.”

De acordo com pesquisa feita pelo Sistema Economatica, a rentabilidade mensal da poupança descontada o IPCA também já tem conseguido entregar ao poupador, há cinco meses consecutivos, ganho de poder aquisitivo.

X
18/11/2016