Após três anos Poliesportivo de São Bernardo já é referência nacional
O ginásio Poliespotivo de São Bernardo completa na próxima quarta-feira, 22 de maio, três anos de inauguração, com bons motivos para comemorar a data. O principal deles é que hoje o ginásio já é referência nacional, tendo sediado nesse período competições importantes envolvendo milhares de atletas e torcedores.
O secretário de Esportes, Carlos Maragno, entende que hoje o Poliespotivo está entre os mais perfeitos ginásios do Brasil e também serve como ponto de encontro de esportistas. Afinal, é comum ver pessoas praticando várias modalidades como cooper e skate diariamente. Semanalmente o estacionamento é parada obrigatória dos jipeiros da região. “É uma obra que realmente dignifica o esporte de São Bernardo”, afirma Maragno.
Inaugurado em 22 de maio de 1999, com um amistoso de vôleibol masculino entre Brasil e Cuba (vitória dos brasileiros por 3 a 2), o Poliesportivo tem capacidade para 7,2 mil pessoas sentadas, sendo considerado um dos maiores ginásios do Estado, ao lado do Ibirapuera, em São Paulo, e do Pedrocão, em Franca.
A obra que custou cerca de R$ 5,7 milhões é considerada de primeiro mundo. O placar eletrônico por exemplo, é semelhante ao usado nos jogos da NBA, campeonato profissional de basquete dos Estados Unidos, possuindo quatro faces e podendo ser utilizado por vários tipos de esportes. O ginásio possui ainda auditório para entrevistas, cinco vestiários para atletas e dois para árbitros e piso com sistema de absorção de impacto, cabines de Rádio e TV com tratamento acústico, sala de musculação e fisioterapia, sala vip, banheiros, rampas especiais para deficientes físicos, sala de imprensa e departamento médico.
Desde a sua inauguração o Poliesportivo tem sediado competições nacionais e interacionais. Além disso, o espaço é utilizado por cerca de cem equipes de São Bernardo, filiadas as diversas federações, e eventos municipais como Esporte e Cidadania na Praça, na modalidade de futsal, e Jogos Escolares. Entre outros eventos importantes realizados no local estão o Campeonato Pan-Americano de Handebol Masculino, o Mundialito de Futebol Society, Copa América de Vôleibol Masculino, Torneio Nobuo Suga de Judô, Jogos Regionais, Campeonato Brasileiro de Karatê e Tae-Ken-Do, Mundial de Skate e Torneio de Judô da Budokan. A Secretaria de Esportes também implantou no final de 2001 cursos esportivos no local.