Ataídes: “Lula colhe o que plantou” ao se tornar réu mais uma vez

Notícias - 02/08/2017

Condenado a nove anos e seis meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se tornou, nesta terça-feira (1), réu no processo que investiga o suposto recebimento de vantagens indevidas no sítio utilizado pelo petista em Atibaia (SP). Trata-se da terceira ação penal aberta contra o ex-presidente no âmbito da Operação Lava Jato. No total, o petista já é réu em seis processos diferentes.

Na ação acatada por Moro nesta terça, Lula é acusado de ter sido beneficiado com mais de R$ 1 milhão em benfeitorias no sítio Santa Bárbara. De acordo com a acusação, os recursos utilizados nas obras seriam oriundos de contratos das construtoras OAS e Odebrecht com a Petrobras, irregularmente transferidos ao ex-presidente. As informações são de matéria da Folha de S. Paulo.

Ainda de acordo com a acusação, apesar de estar em nome dos empresários Fernando Bittar e Jonas Suassuna, o imóvel pertenceria, de fato, ao ex-presidente Lula, e teria sido comprado para beneficiá-lo. Em sua decisão, Moro destacou que “não há qualquer registro de que o ex-presidente tenha pago qualquer valor por essas reformas realizadas no sítio”.

O senador Ataídes de Oliveira (PSDB-TO) viu com “naturalidade” a decisão de Moro que transformou Lula em réu em mais uma ação na Lava Jato. Na visão do tucano, Lula está apenas “colhendo o que plantou” durante os últimos anos, tanto durante o período em que ainda ocupava a presidência quanto na época em que já havia deixado o Palácio do Planalto.

“Esta sexta decisão em que o Lula se torna réu é fruto dos malfeitos do ex-presidente. Essa condenação que ele teve do triplex, a nove anos e seis meses de cadeia, é só a primeira decisão do juiz Sérgio Moro. Os fatos são muito evidentes e eu acredito que ele será condenado nos seis processos em que ele já se tornou réu”, afirmou o tucano.

Candidatura

O senador Ataídes salientou ainda que, diante dos últimos fatos, as chances de uma eventual candidatura de Lula no ano que vem são cada vez menores.

“O próprio Lula sabe que a chance de ele retornar à presidência do Brasil, ou até mesmo se candidatar em 2018, é praticamente zero. Ele sabe disso. Ele está fazendo firulas para ver se consegue mais uma vez enganar o povo brasileiro e, com isso, tentar intimidar o juiz Sérgio Moro. Essa estratégia do ex-presidente Lula só servirá contra ele. Não tenho dúvida: ele e o próprio PT sabem que ele não será candidato”, revelou o parlamentar.

X
02/08/2017