Até Lula reconhece: Dilma errou ao não cumprir promessas da campanha de 2014

Imprensa - 12/07/2016

De passagem por Pernambuco, o ex-presidente Lula reconheceu nesta segunda-feira (11) que a presidente afastada Dilma Rousseff (PT) teve grande parcela de responsabilidade pela perda de apoio popular ao seu governo. O petista afirmou que Dilma errou ao não por em prática as propostas anunciadas na campanha eleitoral de 2014.

“Ela sabe, o PT sabe, a CUT sabe. Ninguém se conformou da Dilma ter dito na campanha que não ia mexer no bolso e no direito do trabalhador e depois apresentar um processo de reforma que não era aquele que o trabalhador queria. Isso jogou todo nosso pessoal contra ela. Dilma começou a perder apoio a ponto de chegar em março e perder mais de 80% que tinham votado na gente”, disse o petista em entrevista à Rádio Jornal do Commercio.

O ex-presidente também admitiu que discorda da política econômica adotada pelo governo Dilma. Reconheceu que a economia não está bem, que o desemprego está aumentando, e que a atual situação do país, deixada pela sua sucessora, o incomoda.

“De repente a coisa desandou, uma mistura de coisas equivocadas na economia”, frisou, eximindo-se de qualquer interferência na formação do governo Dilma. “Eu não monto equipe econômica para ninguém. Eu monto para mim. Montar equipe econômica é como se fosse um maestro ou técnico de futebol. Você vai coordenando, cobrando, orientando. Conversei com Dilma sobre a política econômica, mas a gente respeita quando a pessoa que está no mandato faz as escolhas”.

Na passagem por Pernambuco, o ex-presidente esteve nas cidades de Petrolina, no Sertão do São Francisco, e irá a Carpina (Zona da Mata Norte), Caruaru (Agreste) e chega ao Recife nesta quarta (13).

Temas relacionados:

X
12/07/2016