Atuante na área jurídica, Paulo Abi-Ackel busca reeleição

Advogado e político, Paulo Abi-Ackel se formou em Direito, em 1989. Exerceu advocacia nas áreas Cível, Criminal, Comercial e Eleitoral. Durante carreira, advogou em aproximadamente 20 mil processos. Atuou em tribunais do júri e ocupou cadeira de juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG) entre 2004 e 2005.
Seu interesse pela política começou nos anos 90, quando acompanhou a participação do pai no Congresso Nacional. É filho do ex-ministro da Justiça e ex-deputado federal Ibrahim Abi-Ackel. Paulo está em seu terceiro mandato como deputado federal e tenta reeleição nas urnas este ano.
Foi eleito em 2006 pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), se reelegendo em 2010 e 2014. Durante seu primeiro mandato, Paulo Abi-Ackel atuou como vice-líder do PSDB e 1º vice-líder da Minoria. É autor do Projeto de Lei (PL) 3.628/2008, que tem o objetivo de alterar o Estatuto da Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para permitir a inscrição como estagiário dos estudantes do curso de Direito, a partir do 5º período da graduação. Entre outros projetos de lei de autoria do tucano, há um que impõe novos limites de indenização a vítimas de acidentes aéreos e a seus familiares e outro que cria a possibilidade de intimações processuais por e-mail.
Além deste, o deputado é autor de vários outros PL’s. Em destaque, o PL 798/2011, que discorre sobre a obrigatoriedade das instalações de distribuição de energia elétrica em ruas de cidades que possuam setores de valor histórico, serem subterrâneas. O tucano participou, ainda, da Comissão Mista que debateu a Redistribuição dos Royalties do Petróleo para todos os municípios brasileiros.
Ao longo dos seus mandatos, o deputado participou de diversas Comissões Especiais, Comissão Externa e Comissão Parlamentar de Inquérito. Atualmente, faz parte de Comissões Permanentes como Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) e Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN). Como suplente participa da Comissão de Comunicação e Informática (CCTCI).
Ana Clara Arantes, estagiária sob supervisão