Atuante na luta pelo direito das pessoas com deficiência, Eduardo Barbosa busca reeleição na Câmara
Com a vida pautada pela defesa dos direitos das pessoas com deficiência, o deputado federal Eduardo Barbosa (PSDB-MG) busca reeleição na Câmara dos Deputados nas eleições deste ano para dar prosseguimento aos seus projetos. Médico pediatra formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e com pós-graduação em Saúde Pública, o tucano tem mais de 23 anos de trajetória política.
Em 1986, aos 28 anos, ingressou na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Pará de Minas, sua cidade natal, como médico voluntário, chegando a assumir a presidência da entidade de 1986 a 1994.
Em 1991, fundou e presidiu a Federação das Apaes de Minas Gerais – entidade que congrega mais de 400 filiadas e atende, aproximadamente, 80 mil pessoas com deficiência – presidindo a instituição por cinco mandatos.
Em 1994, foi eleito deputado federal pela primeira vez. No ano seguinte, como presidente da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), promoveu a reformulação institucional das filiadas por meio do Projeto Águia, capacitando as instâncias do movimento em programas de desenvolvimento técnico, gerencial e institucional. Barbosa exerceu quatro mandatos na presidência da instituição.
Em 1995, assumiu o cargo de Secretário de Estado do Trabalho, Assistência Social, Criança e Adolescente de Minas Gerais, ocasião em que criou o Programa Casa Lar, que abriga pessoas com deficiência, sem referência familiar, oriundas da Febem que representa a primeira experiência de política pública de desinstitucionalização de pessoas com deficiência no Brasil.
Foi reeleito deputado nos pleitos de 1998, 2002, 2006, 2010 e 2014. Atualmente, cumpre seu sexto mandato parlamentar lutando pela garantia de políticas públicas para todos os grupos vulneráveis da sociedade, especialmente pessoas com deficiência, idosos, crianças e adolescentes.
Atividade parlamentar
O tucano foi o relator da Convenção Internacional da Pessoa com Deficiência, sancionada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), presidente da Comissão Especial que analisou o projeto de lei que deu origem ao Estatuto do Idoso.
Com forte atuação internacional, Barbosa foi vice-presidente da Inclusion Internacional, organismo internacional que atua na defesa das famílias de pessoas com deficiência intelectual, em 2001, e vice-presidente da Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana (Eurolat), de 2006 a 2010.
Em sua atividade parlamentar, dedicou especial atenção ao tema da educação e das pessoas com deficiência. Em 2011, foi o parlamentar com melhor avaliação em levantamento realizado pela Revista Veja, no qual eram consideradas participações efetivas de deputados e senadores em discussões acerca de temas como transparência, redução de burocracias e redução da carga tributária.
De 2011 a 2013, o deputado presidiu o diretório mineiro do Instituto Teotônio Vilela (ITV), centro de estudos e formação do PSDB. Foi vice-líder do partido na Câmara em 2013 e um dos coordenadores nacionais da Coordenação Colegiada de Políticas Sociais do PSDB entre 2013 e 2014.
Presidiu a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) e é membro da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (PARLASUL) desde 2015.
Atualmente, Barbosa é membro titular das comissões permanentes da Câmara de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e de Seguridade Social e Família. O deputado também faz parte da comissão de Educação da Casa, no entanto, como suplente.
*Reportagem Clarissa Lemgruber