Aumento na confiança de empresários mostra que pior da crise já passou, aponta Macris

Imprensa - 17/01/2017

vanderlei macris 8871638086_e660ffd041_kOs executivos brasileiros estão entre os mais otimistas do mundo quanto ao futuro dos seus negócios. Pesquisa da consultoria PricewaterhouseCoopers registra o salto de confiança brasileiro como “impressionante”. De acordo com o relatório, 57% dos grandes empresários nacionais estão muito confiantes no crescimento de seus empreendimentos nos próximos 12 meses. Há um ano, apenas 24% dos CEOs brasileiros acreditavam que seus negócios prosperariam e que haveria aumento de receitas. Para o deputado federal Vanderei Macris, do PSDB de São Paulo, é um sinal de que o pior da crise econômica passou.

“Com certeza, o pior da crise econômica já passou. Nós vivemos agora uma inversão do processo com a diminuição de juros, a aprovação do teto de gastos, da reforma da Previdência na Comissão de Justiça, a reforma trabalhista em andamento, e as reformas tributária e política. Essa reversão de expectativas está acontecendo, e é isso que está respaldando a opinião desses empresários que estão aí participando ativamente – e com conhecimento de causa – do que acontece no Brasil hoje”, disse o tucano.

Apesar do otimismo, os executivos brasileiros fazem algumas críticas ao ambiente de negócios local. Eles apontam como barreiras para o progresso o excesso de regulação, a alta carga tributária e a infraestrutura inadequada. Macris concorda com as reclamações e acredita que o governo pode fazer mais pelo setor.

“Tudo isso é fruto de uma realidade. Nós precisamos retomar um Brasil diferente, e essas mudanças que precisamos fazer são as principais para, a partir daí, recuperarmos o investimento na economia, a credibilidade do Brasil”, destacou o parlamentar.

Segundo a pesquisa, a maior parte dos executivos brasileiros também mostra prudência nos planos, e quase 90% dos entrevistados pela consultoria fala em “crescimento orgânico” nos 12 meses seguintes, ou seja, obtido pelo aumento de produção e vendas.

X
17/01/2017