Avanços do ensino técnico em SP devem ser replicados no país, defende Cury

A valorização do ensino técnico na gestão de Geraldo Alckmin em São Paulo é uma das apostas do ex-governador e presidente nacional do PSDB para a Educação do Brasil. Em quase oito anos à frente estado, Alckmin ampliou, além das universidades estaduais, as possibilidades para que a formação técnica de jovens os capacitassem a entrar mais cedo no mercado de trabalho.
Pré-candidato pelo PSDB à Presidência da República, Alckmin tem percorrido o Brasil e reforçado a necessidade de valorização do ensino profissionalizante, principalmente para atender a alta oferta de vaga de empregos. Nos últimos anos, sobram vagas e faltam técnicos em grandes empresas de setores como construção e tecnologia. “Muita gente fala em universidade, universidade, universidade. Mas no fundo o que faz a diferença é a educação básica. São os ensinos infantil, fundamental, médio e técnico de qualidade”, disse.
As Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo, as Fatecs, com graduação técnica, são uma dessas frentes. Para dar agilidade ao início das aulas nas cidades médias onde foram instaladas, o tucano estabeleceu parcerias com as prefeituras do estado que disponibilizavam o espaço. Depois, o estado ajudou a construir os próprios prédios e ter espaço próprio para as aulas.
No mesmo projeto estão as Escolas de Tecnologia do Estado, as Etecs, instaladas em grande parte dos municípios paulistas. Atendem jovens que saíram do ensino médio, não querem ou não podem ainda tentar uma vaga na faculdade, mas desejam se inserir no mercado de trabalho. As Fatecs e das Etacs vieram diante da alta procura por esse tipo de formação.
A taxa de empregabilidade nesses setores é alta, daí a ideia do governo Alckmin de ampliar esse atendimento. Ex-prefeito de São José dos Campos, o deputado federal Eduardo Cury (PSDB/SP) acredita que o país errou ao ampliar as universidades, sem projetar a oferta de cursos diante das demandas de cada região. Para ele, o PSDB tem chance de corrigir essa falha.
“O curso técnico propicia uma empregabilidade muito rápida, mesmo porque os cursos são oferecidos em áreas onde há emprego daquela especialidade. Diante disso, esse exemplo do Alckmin pode ser replicado no Brasil todo”, ressalta Eduardo Cury.