Bagagem política leva Anchieta a disputar governo de Roraima

Notícias - 20/08/2018

Com a experiência de quem já tem mais de 14 anos de vida pública, o ex-governador José de Anchieta (PSDB) busca ser eleito para governar Roraima novamente. Formado em engenharia civil pela Universidade Federal do Ceará, o tucano se mudou para Boa Vista em 1991 e estabeleceu por lá sua empresa no ramo da construção civil. Atual presidente do PSDB de Roraima, Anchieta pretende investir nas áreas de saúde, educação e segurança no estado.

Em 2004, o tucano assumiu seu primeiro cargo público como secretário de Estado da Infraestrutura. Em 2006, foi eleito vice-governador na chapa de Ottomar de Sousa Pinto (PSDB). No ano seguinte, com o falecimento do titular, assumiu o cargo de governador de Roraima.

Nas eleições de 2010, concorreu à reeleição e, em primeiro turno, recebeu 99.124 votos, correspondentes a 45,03% dos votos válidos. Na disputa do segundo turno, venceu com 50,41% dos votos, renovando seu mandato.

O período de gestão de Anchieta proporcionou o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de Roraima. Uma pesquisa de 2011 realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atestou crescimento econômico de 7,65%, colocando o estado com os números de maior crescimento na região Norte.

No mesmo ano, pesquisa realizada pelo portal G1 apontou Roraima como um dos estados brasileiros com melhor remuneração para o professor de nível médio, com salário médio de R$ 2.099,47 por 25 horas semanais. No mesmo ano, a ONG Todos pela Educação também destacou Roraima como o segundo estado brasileiro com maior investimento no aluno da educação básica ao ano, com R$ 4.834, 43, para cada aluno.

Em sua gestão, Anchieta foi responsável por uma ampla restauração da BR 174, ligando Roraima ao restante do país. Parte da obra foi feita com recursos do próprio estado. Achieta também entregou mais de 400 km de estradas vicinais asfaltadas, ação inédita no Brasil.

No setor da habitação, o tucano entregou 2.250 casas e apartamentos e deixou quase 4.000 em construção. Anchieta também investiu em obras de infraestrutura e saneamento, fazendo de Boa Vista a primeira capital brasileira com 100% de água tratada, além de aumentar a coleta de esgoto de 18% para 70%.

Seu governo também levou eletricidade para os demais municípios do estado, onde a energia da hidrelétrica venezuelana de Guri antes não chegava. Para a segurança, o candidato do PSDB contratou novos policiais por concurso, investiu em armamentos e viaturas e instalou câmeras de monitoramento na capital.


X
20/08/2018