Bastante atuante em pautas de educação, Rogério Marinho tenta reeleição na Câmara

Notabilizado pela forte atuação na área da Educação durante seus mandatos como deputado federal, Rogério Marinho tentará uma nova eleição para a Câmara dos Deputados pelo PSDB do Rio Grande do Norte. Integrante do partido desde 2009, é presidente de honra da legenda no estado potiguar.
Rogério Simonetti Marinho é natural de Natal e nasceu em 26 de novembro de 1963. É graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade Unificada para o Ensino das Ciências (UNIPEC), atual Universidade Potiguar (UnP). Trabalhou como professor da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte entre 1987 e 1989.
Iniciou a carreira na vida política em 2000, quando foi eleito suplente de vereador. Assumiu o cargo interinamente entre março de 2001 e março de 2003. O bom trabalho realizado no período garantiu a Marinho uma eleição para uma cadeira na Câmara Municipal de Natal com 9.009 votos.
O tucano presidiu a Casa entre 2005 e 2006 e foi responsável pela criação da Federação das Câmaras Municipais (FECAM/RN) e implantou o programa de inclusão digital do Rio Grande do Norte.
Concorreu pela primeira vez ao cargo de deputado federal em 2006, sendo eleito com 130.063 votos. Durante seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados, Rogério Marinho foi o relator projeto que mudou as regras do Fundo de Financiamento ao Estudante (FIES), possibilitando financiamento de 100% das mensalidades, uso de FGTS para amortizar dívidas, inclusão de mestrado e doutorado nos financiamentos, e a criação do Fies solidário.
Marinho também garantiu R$ 23 bilhões de recursos extras para o ensino básico ao ser o relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Desvinculação de Receitas da União (DRU). Em 2010, foi eleito suplente de federal com 105.422 votos. Atuou por cerca de dois anos, enquanto o titular servia na Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Norte.
Neste período fez parte da Comissão Especial do Plano Nacional de Educação, onde atuou como sub-relator do Ensino Médio e Profissionalizante. Foi um dos autores da emenda que destina 10% do PIB para a educação.
Em 2012, foi convidado governadora Rosalba Ciarlini para exercer o cargo de Secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte. Como titular da pasta, implantou o programa Pró-Sertão, voltado à atração de empresas de confecções para o interior do estado, e a iniciativa de planejamento estratégico Mais RN.
Em 2014, elegeu-se deputado federal pela segunda vez, sendo o sexto mais votado do pleito, e o mais votado em Natal. Na atual legislatura, é presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (CSE), uma das maiores do Congresso Nacional, com o apoio de quase 300 parlamentares.
Também foi escolhido relator da comissão especial que analisa a modernização das leis trabalhistas no Brasil. O deputado também é coordenador da bancada do PSDB na Comissão de Educação da Câmara, sendo um dos principais defensores da reforma do Ensino Médio e do projeto Escola Sem Partido.