Betinho Gomes ouve opiniões sobre a MP que define nova taxa de juros do BNDES

Relator da Medida Provisória (MP) 777/2017, o deputado federal Betinho Gomes (PSDB-PE), foi a São Paulo e ao Rio de Janeiro para conversar com representantes de vários setores da sociedade. A MP define nova taxa de juros para remunerar os contratos de financiamento de instituições públicas, incluindo o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Segundo Betinho Gomes, sua intenção é ouvir “diversos setores da economia” ligados ao tema, como Ministério da Fazenda, Banco Central, BNDES, empresários, especialistas e a sociedade civil
A nova taxa, que ganhou o nome de Taxa de Longo Prazo (TLP), deve valer em 2018, conforme a MP editada pelo governo em abril deste ano. “A mudança, no entanto, se aprovada, deverá ser gradativa, obedecendo um período de transição de cinco anos”, disse o tucano, nas redes sociais.
Os recursos para financiamento virão do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), dos Fundos de Participação PIS-PASEP e do Fundo de Marinha Mercante (FMM).
“Em linhas gerais, a MP propõe mudanças no formato de remuneração das principais fontes de financiamento de longo prazo, [em vigência] no Brasil, concedidos pelos bancos públicos”, disse Betinho Gomes, nas redes sociais.
Nas redes sociais, o parlamentar destacou que é um assunto de teor técnico, mas que tem um “impacto importante e direto na vida do trabalhador”. “Do contribuinte e das finanças do país”, afirmou ele.