Betinho Gomes ouve setores para relatar MP sobre bancos públicos

O deputado federal Betinho Gomes (PSDB-PE) participou nesta segunda-feira (24) de uma audiência pública sobre a Medida Provisória 777, promovida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro.
O tucano é relator na Câmara dos Deputados da MP que institui uma nova taxa de juros para remunerar os contratos de financiamento dos bancos públicos, em especial do BNDES.
A nova taxa, denominada Taxa de Longo Prazo (TLP), deve valer em 2018, conforme a MP editada pelo governo em abril deste ano. Os recursos para financiamento virão do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), dos Fundos de Participação PIS-PASEP e do Fundo de Marinha Mercante (FMM).
“A ideia é substituir a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), praticada atualmente, pela Taxa de Longo Prazo (TLP). Se aprovada, a mudança será gradativa, obedecendo um período de transição de cinco anos. É um assunto de teor técnico, mas que tem impacto importante e direto na vida do trabalhador, do contribuinte e das finanças do país. Por isso tenho procurado ouvir diversos setores da economia ligados ao tema, como o ministério da Fazenda, o Banco Central, BNDES, empresários, especialistas e a sociedade civil”, informou o tucano.
Além de Betinho Gomes, participaram da audiência pública o presidente do BNDES, Paulo Rabello, e o senador Lindberg Farias (PT).
* Do PSDB-PE